Gestor da Compesa em Petrolina tenta aplacar críticas sobre reparo em tubulação estourada na Avenida da Integração

por Carlos Britto // 03 de junho de 2019 às 18:00

João Raphael Queiroz, gerente regional da Compesa. (Foto: Blog do Carlos Britto)

O gerente regional da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em Petrolina, João Raphael de Queiroz, procurou minimizar a saraivada de críticas feitas à empresa por conta dos serviços de reparo numa tubulação de água estourada no dia de ontem (2), na Avenida da Integração. O detalhe é que a via, uma das que interligam a cidade a vários bairros, era uma na lista da prefeitura que receberiam um novo recapeamento asfáltico, cujas obras mal acabaram de ser concluídas.

A principal reclamação é a de que a Compesa não repõe o asfalto da forma como encontrou. Dessa vez até mesmo o prefeito Miguel Coelho e o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado, endossaram a grita dos petrolinenses.

Ao Programa Carlos Britto, na Rural FM, no entanto, João Raphael justificou nesta segunda-feira (3) que no último mês de abril havia recebido da prefeitura a programação de vias a serem pavimentadas na cidade. Ele disse que estava “correndo contra o tempo” para contratar uma empresa responsável pela troca da tubulação naquela área, que ainda é de amianto e não está mais suportando grandes pressões d’água, porém se disse surpreendido pelas obras de recapeamento asfáltico na avenida.

O gestor da Compesa admitiu que, nesse momento, o que havia planejado não será possível de ser feito. Ele revelou que a contratação da empresa já foi, inclusive, suspensa. “O que podemos fazer são substituições, quando houver um estouramento, e trabalhar para que o pavimento fique perfeito e as pessoas não sintam esse problema”, destacou. João Raphael disse ainda que não há como deixar a avenida com o asfalto do jeito que estava, explicando que os ‘remendos’ são inevitáveis. “O mais importante é não deixar desníveis no asfalto. É nisso que estamos trabalhando”, completou.

Ele também deixou claro que, se a Compesa precisa quebrar o asfalto novo para consertar um problema, o contrário também acontece. “A Celpe ou a prefeitura, quando vão realizar algum serviço, também quebram algum cano da Compesa”.

Abastecimento e saneamento

Apesar das críticas, o gestor aproveitou para destacar os investimentos de mais de R$ 200 milhões já feitos até agora pela empresa no setor de abastecimento d’água. Além disso, ele lembrou que, em relação ao saneamento, o município conseguiu um grande avanço. “Petrolina é a 15ª, entre as 100 maiores cidades do país, em saneamento. No Norte e Nordeste só perde para Campina Grande (PB) e Vitória da Conquista (BA)”, pontuou.

Gestor da Compesa em Petrolina tenta aplacar críticas sobre reparo em tubulação estourada na Avenida da Integração

  1. cidadão disse:

    Petrolina caiu muito n ranking da cidades com alto índice de saneamento, pois na década de 80 e 90, Petrolina era uma das cidades mais bem saneadas do país tinha em torno de 90 por cento de saneamento, sendo uma das primeiras do país e ficara em primeiro no Nordeste.

  2. Dreda disse:

    Não é possível. Eu pensava que era implicância da Compesa com Julio Lossio, mas o fato se repete com Miguel Coelho. Miguel, já passou da hora de tirar a Compesa de Petrolina e municipalizar o serviço. O cinismo da Compesa é deprimente. Não tem um mês que colocaram um asfalto de primeiro mundo em uma avenida, aí a Compesa vai lá e quebra, faz aqueles remendos ridículos, e se acha com a missão cumprida. Uma empresa dessas tem que ser processada. Isso não pode ser considerado fatalidade, é má gestão de recurso público sim. Talvez a má gestão seja até da Prefeitura, que devia avisado diretamente as partes interessadas que faria o recapeamento, e questionado se haveria pendências a serem resolvidas na via, dando prazo para resolução. Lá vamos nós ter que andar em remendos novamente…

    1. carlos disse:

      mas o interessante é que naquela epoca miguel dizia que a compesa fazia um bom trabalho… miguel ele é muito contraditório nas palavras dele…

  3. Eduardo Mendes disse:

    Nós que pagamos a Taxa exigimos que a COMPESA repare o asfalto como estava antes!!

    É o prefeito fazendo e compesa desmanchando…

    é o fim da picada

  4. Ivan disse:

    E quando a água irá chegar mesmo?

  5. Elicio Brandão disse:

    E uma vergonha a Compesa!!! Na rua do tambor começou a fazer no sábado e no domingo foi que um trator foi lá para reparar e cavar e hoje passei lá que e trajeto para meu trabalho está a rua toda interditada o buraco para as crianças caírem e pronto.

  6. Georgiana disse:

    Segundo João Rafael a tubulação é de amianto, sendo que o amianto está proibido de ser comercializado ,por se tratar de uma substância cancerígena , então agora é para ficar muito tranquila sabendo que a água que chega até minha residência , passa por uma tubulação de amianto comprovadamente cancerígena ? Meu Deus essa Compesa não respeita seus clientes e ainda mais essa.o gestor afirma que deve ser trocado por não está suportando o pressão da água ? Ela deve ser trocada por fazer mal a saúde , estamos pagando caro ,e também tendo nossa saúde posta em risco ?

  7. Popo disse:

    Venho aqui chamar atenção da Prefeitura pra notificar a Compensa….A Av.Dos Tropeiros já no Pedro Raimundo está com a via Asfáltica toda danificada por conta de reparos que a Compesa fez….COMPESA respeite os moradores do Pedro Raimundo e os moradores de Petrolina que paga seus impostos….
    VERGONHA ESSA COMPESA

  8. Maria disse:

    Vamos ver se esse asfalto que a prefeitura está jogando aguentará o primeiro pingo de chuva que cair. Isso é a chamada obra engana besta para ganhar as eleições.

  9. popo disse:

    Maria vc gosta de merda mesmo….Onde o Prefeito anterior fez isso ai? Onde Julio Lossio fez essa malha asfaltica aqui no nosso Municipio…Eu nao votei em Miguel por conta do Pai ,Mas ele esta fazendo uma boa Admistraçao…O Prefeito anterior levou Petrolina ao Caus….Miguel 2020 Pra Prefeito (SIM)

  10. popo disse:

    Essa Maria deve ser de Juazeiro …Quanto pior melhor pra essa PTralha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários