Gestão Transparente: Quem tem medo e quem tem coragem?

por Carlos Britto // 12 de março de 2009 às 07:00

A vereadora Cristina Costa (PT) disse ontem, na Câmara de Veradores de Petrolina, que defendeu o aumento dos cargos, pois quer uma gestão qualificada para o legislativo. E a comunidade também. Qualificada e transparente.

Aproveito então a oportunidade para solicitar aos vereadores, e o melhor mesmo é começar por ela já que parece disposta a essa transparência, que enviem para divulgação aqui no blog quem são seus assessores nomeados e que atividades desempenham em prol do mandato. Incluindo ai já os novos assessores que aprovaram.

Tenho a convicção de que todos os leitores aqui aprovam a idéia.

Vou pedir também aos colegas da imprensa para que adotem o mesmo procedimento solicitando essas listas e assim mostrarmos a comunidade o processo com total clareza.

Acredito mesmo que nenhum parlamentar vai se opor em prestar esse esclarecimento público.

Solicito a opinião em massa dos comentaristas e leitores do blog.

Gestão Transparente: Quem tem medo e quem tem coragem?

  1. ATENTO disse:

    Acredito que todos os vereadores que votaram a favor do projeto não se oporão em encaminhar a lista dos seus assessores. Resta saber se a vereadora Marcia, que votou contra, vai se beneficiar do projeto, vai enviar a relação de todos os seus assessores… Além de zelar pela transparencia é preciso também acabar com as hipocrisias.

  2. joão calmon alves de siqueira disse:

    Que história de esclarecimento ao público vereadora, a senhora devia ser era contra essa falta de vergonha da câmara de um vereador ter 9 assessores, quando a maior parte da população sabe que o salário do assessor é X , MAS ELE SOMENTE RECEBE X/2 , o resto vai para o bolso de lá sei quem ? mais pelo menos fico tranquilo que a populaçâo está aprendendo a votar, daqui a 4 anos nós mudamos de novo até encontrar uma câmara comprometida e se cuidem …..esse é recado a todos…

  3. Vergonhoso disse:

    Engraçado como é só chegar no Poder, que já querem se esbaldar no dinheiro público. Queria ver o que era que estes políticos fariam se não houvesse salário, como antigamente, para exercer estes cargos.
    Enquanto falam-se tanto em crise, aqui falam-se em derramento de dinheiro. Para eles o “povo” que se lasque.
    Cadê o Quirino com as denúncias sobres estes Vereadores? Sumiu? Nunca mais falou sobre isto? Será que levou um “cala a boca” do chefinho?
    Vão fazer o papel de vocês que é legislar e fiscalizar que é o mais sensato.

  4. JOSE JOÃO DA SILVA disse:

    CARLOS BRTO, GOSTEI DA SUA COLOCAÇÃO E PELO QUE SEI A VEREADORA MÁRCIA CAVALCANTE FOI A ÚNICA QUE REUNIU VÁRIOS ORGÃOS DE IMPRENSA, INCLUSIVE O SEU BLOG, PARA APRESENTAR OS MEMBROS DA SUA EQUIPE E MOSTRAR QUAL A FUNÇÃO DE CADA UM EM SEU GABINETE.
    MAIS UMA VEZ ELA DEMONSTRA TRANSPARÊNCIA PARA A POPULAÇÃO DE PETROLINA.

  5. Ismênio disse:

    Concordo! Coloca também o horário do expediente e cada assessor e se não for dar expediente no gabinete, por exemplo, o expediente for no espaço criado pela Vereadora e a Deputada Isabel Cristina, que seja informado isso também. Cabe apopulação, imprensa e ministério público fazer umas visitas para verificar essas informnações posteriores.

  6. Ismênio disse:

    Claro que o exemplo anterior citado seria para os assessores de Cristina Costa. Os demais vereadores que dispuserem de espaços fora do gabinete também se enquadram nesta sugestão. O importante é saber: Quem são, o que fazem, onde fazem, que horas fazem.

  7. Barbosa disse:

    Eu dúvido que esta relação seja enviada,vão dizer que não deu tempo ainda de selecionar os assessores e depois cai no esquecimento.Estes politicos brasileiros são todos ….., muda a coleira mas continuam os mesmos.
    Carlos Brito espero q vc n deixe cair no esquecimento esta relação.Na próxima semana vou cobrar,só q agora a vc.

  8. Antonio disse:

    O Gabinete do Vereador na legislatura de 2001 a 2004 contava com dois assessores, (2) assessores. E acredito que a qualidade do mandato do vereador não se mede pela quantidade de assessores. Quem já tem nove fuincionarios a serviço de um gabinete, francamente, não tinha tem necessidade de mais assessores. Não se pode subestimar a inteligencia da população.

  9. ATENTO disse:

    Segue mais uma sugestão: Carlos Britto, questione o poder executivo pq o dudécimo repassado para o Legislativo pelo teto? O mais lógico é que fosse feito de acordo com as despesas feitas no mês, não acha?

  10. Robson Nascimento disse:

    Carlos Brito, Já que a vereadora Marcia Cavalcante reuniu a imprensa, inclusive seu blog, para apresentar os seus assessores e a função deles, liste aqui no seu blog os nomes dos 12 assessores que ela apresentou. E porque ela tem doze assessores enquanto os outros têm apenas 09 (nove)? Ela justificou esse fato?

  11. Zé eguim disse:

    Essa câmara de vereadores é mesmo uma vergonha, também da forma como se elegeram a gente não poderia esperar coisa melhor.
    Eu acho que esse cargo de vereador não deveria nem mesmo existir, não server para nada, se vendem por qualquer valor. Fazem muito barulho e na hora do pega pra capar se rendem por qualquer chequinho de cinco mil reais. Para que mais assessores, vereadora, barulhenta.

  12. Parabéns pela idéia Carlos Britto.

  13. Tabareo disse:

    PT na oposição é uma coisa
    PT no poder é outra
    Que vergonha,esse pessoal não tem medo do julgamento moral e de carater????????
    Exelente idéia do blog de que os vereadores forneção a relação de assessores e carga horaria é simples e o eleitor tem direito pois o dinheiro que eles ganham é do povo e não do vereador,Estamos entregues as baratas os caras mal começaram e ja estão sem credibilidade.Duvido que em empresa privada se contrate tanto assessor.São verdadeiros assessores para assuntos aleatórios.Cabide de emprego.Que renovação é essa.

  14. Lucas Cabral disse:

    É bom saber quanto ganham e quanto eles teem que devolver pra o Vereador. Os Veadores (que não legislam nada, só mandam projetos com nomes de rua) costumam ficar com parte dos salários dos assessores, que por falta de emprego se sujeitam a isso.

  15. Hércules Batista disse:

    Aprovado a idéia Carlos Brito.

  16. Valzinho Petró disse:

    Acredito que o ideal são 11 assessores para cada Vereador, desta forma podemos montar um torneio de futebol, cada vereador com seu time.
    Isso é uma falta de absurdo(trocadilho), onde está a Renovação da Câmara que foi tão exaltada. Aceito esse número elevado de assessores se eles forem proletariados.

  17. Piancó disse:

    Pessoal, Carlos Britto, acredito que o blog poderia ter assuntos mais valiosos para a sociedade, que vinhesse enriquecer o nosso município, assuntos para que possamos expor nossas idéias, questionamentos, sugestões e debates proveitoso, e não essa picuinha de cargos pra lá, pra cá, dando tanta enfase e esquecendo que tem coisas mais importante a se debater e fazer como: os buracos na cidade, a falta de água constante nos bairros, a educação – que pra qualidade falta muito, a sujeira nas ruas que é vergonhoso, a saúde que é lamentavel, e muito mais, que nós sabemos, não é verdade Carlos Britto. Portanto, vamos nos ocupar com coisas mais sérias e importantes, para o crescimento de nossa cidade.

  18. Roberto Tavares disse:

    Parabéns pela iniciativa Carlos Brito, resta saber se esses vereadores vão encaminhar a lista de seus assessores e o valor de seus respectivos salários.É um absurdo o que esses vereadores fizeram, pensam que o povo é besta, por isso que eu prefiro anular o meu voto, no dia que o mandato para vereador não for remunerado, quero só ver se vai aparecer 5% dos candidatos que apareceram nas eleições passadas. Carlos Brito, temos que ficar de olho, nós pagamos o salários dos vereadores, somos o patraõ deles, temos que fiscalizar e denunciar qualquer irregularidade.

  19. Francisco Antonio Ramos disse:

    Vereador é um cargo que nem deveria existir. (para que serve? qual sua função? eu não os vejo fazer nada.)
    Mas, já que existem, deveria cada vereador ter um acessor, não me perguntem para quê.

  20. So observando... disse:

    Ô Piancó, vc deve ser assessor de alguem…

  21. KABEÇÃO DODOI. disse:

    Cristina.
    Qualificar o que ?
    Pergunto; Quem é o diretor geral da camara ?
    Quem são seus auxiliares ?
    Quais os niveis de conhecimentos deles ?
    Não sou contra ninguem ocupar cargo publico nenhum, a questão é o jogo de interesse de alguns vereadores e resulta justamente no que estamos vivenciando.
    E o povo hooooooooooo………………

  22. Antenado disse:

    É vereador demais , é assessor demais, é despesa demais para pouco (ou nenhum) resultado. Não precisamos dessa sangria do dinheiro público.
    Só para lembrar: o Brasil é o ÚNICO país em que vereador recebe salário.

  23. Antonio disse:

    Piancó, Amigo, você se esquece que cuidar e defender os recuros públicos é uma das ações mais importantes que o cidadão pode fazer!!! Esses projetos a que você se refere orecisam de dinheiro para realizar….E o dinheiro que falta para fazer obras nos bairros está sobrando na Câmara. E a questão não é criar cargos…. a questão é criar cargos sem necessidades, para beneficiar apadrinhados de vereaodores ou eles próprios. E o que é pior, para serem pagos com o dinheiro público, dinheiro que sai de nosso bolso em forma de impostos…….É importante discutir isso, mobilizar a população sim, meu amigo!

  24. Sávio Angelin disse:

    Parabéns Cristina Costa pela coragem de defender a qualificação para ação no legislativo. Sei do seu compromisso em defesa dos interesses da coletividade. Sua vida profissional e sindical é prova disso. Aproveitando a boa intenção de Carlos Brito, sugiro que ele peça também a relação dos assessores, com horário de trabalho de Fernando Filho, Gonzaga Patriota, Geraldo Coelho…..
    Infelizmente nossa população nao analisa os fatos com profundidade e ai surgem muitos oportunistas para tirar uma casquinha…..Os cargos no legislativo para parlamentares que de fato trabalham em vavor do povo, caso de Cristina Costa, funciona sim…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *