Um fato ocorrido ontem (11) no Centro de Petrolina, envolvendo integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM), ganhou forte repercussão nas redes sociais. A polêmica começou quando os agentes flagraram ambulantes vendendo frutas numa calçada da Rua Dom Vital, próximo ao Mercado do Turista.
A equipe da GCM justificou que eles não poderiam comercializar produtos naquele local, e recomendaram que saíssem imediatamente porque estavam ali de forma irregular. Um vídeo registrado por um cidadão mostra o momento em que os guardas chegam e determinam que ele retire seus produtos para que não fossem apreendidos.
O ambulante tenta dialogar, e tudo levava a crer que a questão seria resolvida sem problemas. No entanto, momentos depois, o homem que gravava o vídeo mostra várias caixas de uva espalhadas pelo chão, e denuncia a truculência praticada pela GCM. “É pra isso que serve a Guarda Civil de Petrolina, pra atrapalhar quem está trabalhando”, desabafou.
O Código de Postura do município impede o comércio informal de produtos nas calçadas. Isso é um fato. O ambulante, portanto, não poderia vender suas frutas naquele local. Mas tal prática não dá aos agentes de segurança pública de Petrolina o direito de se excederem no cumprimento da lei. A reportagem do Blog procurou a assessoria da prefeitura, que ficou de verificar o incidente junto ao setor responsável.


