GCM de Juazeiro a um passo para implantar Patrulha Maria da Penha

por Carlos Britto // 27 de outubro de 2022 às 08:24

Foto: Pedro Angelo/Ascom PMJ/GCM

Em Juazeiro (BA), a Guarda Civil Municipal (GCM) está prestes a ganhar mais uma importante ferramenta no combate à violência doméstica e familiar na cidade. A instituição deverá implantar a Patrulha Maria da Penha, que terá a missão de acompanhar mais de perto casos envolvendo mulheres vítimas de violência.

O projeto vai ser encaminhado nos próximos dias para apreciação dos vereadores na Câmara Municipal. Após ser aprovado pelo Legislativo e sancionado pela prefeita Suzana Ramos, a GCM – que é vinculada à Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) – seguirá com as demais etapas para concluir a implantação da Patrulha Maria da Penha.

Os agentes que vão participar do programa passarão por capacitação, que inclui técnicas de abordagem, acolhimento e acompanhamento da vítima. A Patrulha trabalhará em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e a Polícia Militar, através da Ronda Maria da Penha. As equipes vão utilizar viatura adesivada com a logomarca referente à Patrulha.

O patrulhamento visa a garantir a efetividade da Lei Maria da Penha, atuando na prevenção, assistência e suporte de mulheres vítimas de violência doméstica, integrando ações, estabelecendo relação direta com a comunidade e assegurando o acompanhamento e atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, neste município“, destacou a subinspetora da GCM, Fabiana Freitas.

Reforço

O gestor de projetos da corporação, Reginaldo Marçal, destaca que a iniciativa reforça a atuação da GCM em Juazeiro. “A Patrulha Maria da Penha visa a atender prontamente casos de violência doméstica contra as mulheres, com o intuito de salvaguardar a vida e a garantia de seus direitos. Vamos realizar mais um trabalho de muita qualidade, cuidando e protegendo“, destacou Marçal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.