Fungo que ataca cultura frutífera do Vale do São Francisco será tema de workshop promovido pela Embrapa Semiárido

0

workshop-fungos-embrapaUm fungo causador de inúmeros prejuízos na cultura frutífera da região será o principal tema de um workshop promovido pela Embrapa Semiárido, que acontecerá nesta terça-feira (13), a partir das 8h30, no Quality Hotel, Orla II de Petrolina. As inscrições são gratuitas. O evento será realizado no Auditório Cabernet do hotel.

Intitulado “Fungos causadores de Morte Descendente e Podridões em Frutíferas no Vale do São Francisco”, o workshop debaterá a ocorrência crescente desses micro-organismos nos pomares de cidades como Juazeiro (BA) e Petrolina, ocasionando aumento em perdas de produção e em prejuízos econômicos aos produtores locais, causados pela devolução de frutos deteriorados por parte de agentes comerciais nos mercados interno e externo.

Na origem desses danos estão os fungos da Família Botryosphaeriaceae, principalmente os do gênero Lasiodiplodia. Esses patógenos de plantas lenhosas provocam doenças em plantas hospedeiras desses fungos – a exemplo da videira, mangueira, aceroleira, cajueiro, coqueiro, mamoeiro e citros, além da macieira e do abacateiro.

O workshop é a primeira iniciativa de reunião entre pesquisadores, profissionais de assistência técnica e produtores para se discutir alternativas de contenção desses micro-organismos. A programação técnica será marcada por palestras e debates sobre a ocorrência dessas doenças. Pesquisadores de unidades da Embrapa (Semiárido, Agroindústria Tropical, Tabuleiros Costeiros, Mandioca e Fruticultura), da Univasf e técnicos de organizações privadas estão entre os palestrantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome