A partir desta quinta-feira (22) os funcionários do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) cruzarão os braços por tempo indeterminado.
A greve foi deflagrada pela categoria na última terça-feira (20), após assembleia. Os funcionários reivindicam como principais itens a reposição salarial da data-base 2009; a retroatividade (referente a setembro de 2009) da reposição salarial dos benefícios; data fixada para a implantação da titularidade e a migração dos funcionários do PERPART para o quadro do IPA.
O governo do estado apresentou uma proposta de conceder um reajuste linear de 5% nos salários da categoria a partir de setembro deste ano, que foi reprovada pelos grevistas. Em nota, eles rebatem ainda alguns argumentos apresentados pelo governo.
Sobre os 106% de aumento salarial na folha, por exemplo, a direção do movimento alega que o governo esquece de que esse aumento “foi consequência dos 400 novos contratos” para o IPA. “O que não somos contra, pois eram necessárias novas contratações. Na verdade esses salários também precisam ser reajustados, mas não aceitamos este argumento como objeto de negociação”, declarou.
Outro ponto de divergência são os números de 48,80%, 48,59% e 60,61% que representam as médias de reajuste concedidos pelo estado. Mas o IPA discorda. “Esses percentuais foram concedidos com a finalidade de corrigir os salários do concurso que eles mesmos autorizaram. Esses salários estavam tão abaixo do mercado e que, por tão vergonhosos e aviltantes, ninguém queria assumir as vagas”, fecha a nota.



