Funcionárias da Prefeitura de Juazeiro tentam impedir trabalho de jornalistas

por Carlos Britto // 15 de outubro de 2010 às 10:04

A imprensa regional sofreu, na manhã de ontem (14), mais um atentado contra os princípios éticos do bom jornalismo – que garantem, entre outros preceitos, o de levar os fatos à população. As vítimas foram nossos colegas do Blog da Folha/Jornal Folha do São Francisco, que cobriam uma manifestação dos agentes de trânsito em frente à Prefeitura de Juazeiro, quando duas burocratas despreparadas e incompetentes tentaram cercear o trabalho dos mesmos.

Tudo começou porque uma delas (a de verde, na foto) não gostou de ser fotografada pela equipe de reportagem enquanto cumpria ordens do prefeito para autuar o carro de som que acompanhava os agentes – em paralisação de advertência por 72 horas. De dedo em riste, ela exigiu ao repórter que apagasse a foto. O mesmo se recusou, corretamente, a fazer isso. A burocrata despreparada ameaçou chamar a polícia porque se sentia prejudicada no seu trabalho. Devia ter chamado, sim. Porque quem seria presa era ela.

Não satisfeita, ainda teve a cara de pau de dizer que não ia autuar o agente por se tratar de um colega dela, mas que ia assim proceder pelo fato da equipe da Folha do São Francisco não ter obedecido às suas ordens. Os jornalistas então pediram que ela recolocasse o medidor de decibéis para comprovar se a autuação procedia. De forma grosseira, ela disse que “não tinha ousadia a dar à imprensa”. A equipe seguiu então para a secretaria, na tentativa de falar com o supervisor Ubiraci, mas outra despreparada bateu a porta com violência, aos gritos, impedindo o trabalho da reportagem.

É bom o prefeito Isaac Carvalho abrir os olhos. São por pessoas assim que uma administração pública cai no descrédito. Essas duas despreparadas precisam ser punidas exemplarmente, para que aprendam a lidar não apenas com a imprensa, mas com todos os cidadãos juazeirenses.

Foto: Blog da Folha

Funcionárias da Prefeitura de Juazeiro tentam impedir trabalho de jornalistas

  1. Greg disse:

    Carlos Brito, por favor aceite a minha opinião pessoal.

    Admiro o trabalho de jornalistas, mas o Blog da Folha / Folha do SF ….. Ninguém é obrigado a gostar de sair em foto.

    Seria bom e agradável que a imprensa se comportasse como instrumento de conscientização social, e não como poder paralelo.

  2. @Jeanpaulbeaubie disse:

    Isso mostra o quanto esse Prefeito está bem assessorado. É fogo amigo por todos os lados.

  3. Rapadura disse:

    Por favor, lembrem a essa distinta ( no sentido de diferente, não de agir com distinção) que ditadura só existe , atualmente, em poucos países e que caso deseje pode tirar o passaporte e seguir para a Coreia do Norte, onde por certo será muito bem vinda.
    Uma agente pública é uma pessoa pública, no exercício de sua função, logo não pode proibir de ser fotografada ou qualquer coisa do gênero.
    Minha repulsa a esse ato e minha solidariedade a Vera e Wellington da Folha do São Francisco.

  4. maria das graças disse:

    Louvável o blog sair em defesa dos colegas, mas na minha opinião acho que este não é o caminho, já que é sabido por todos, principalmente por vocês Jornalistas que ninguém é obrigado a dá entrevista ou ser fotografado… por mais errada que a funcionária de Isaac estivesse, ela estava no direito dela, afinal de contas único lugar onde a pessoa é obrigada a falar sobre juramento é num tribunal… e Jornalista não é Juiz… Vamos primar pela informação de qualidade, verídica, a informação que provoque nas pessoas mudanças de posturas; Na minha opinião esta matéria ao invés de falar da funcionária que não queria ser fotografada deveria falar dos trabalhadores que têm o direito de mafifestar sua insatisfação com o salário e as condições de trabalho e estão sendo impedidos.
    Obrigada!

  5. Edson Ribeiro disse:

    Está errado fotografar sem autorização, a menos que seja um delito penal. A Lei de Imprensa, que os repórteres devem conhecer, pois estudaram no curso de jornalismo (?) prevê situações assim.

  6. Ricardo disse:

    Concordo que a imprensa não pode publicar fotos de pessoas sem sua autorização. Realmente é um direito sagrado das pessoas não serem expostas gratuitamente ao público.

    Mas esse caso aí tem fortes ressalvas, o fotográfo fez muito bem em fotografar não uma pessoa, mas um momento, um fato grave. A fiscal estava tentando impedir uma manifestação com abuso de autoridade. O carro de som estava cumprindo seu papel de acompanhar uma manifestação pública pelo direito sagrado dos funcionários de fazerem greve. A Fiscal foi se expor numa manifestação pública, o fotografo agiu corretamente, quem agiu errado foi ela tentando impedir seu trabalho.

    Isso se chama, abuso de autoridade e censura da imprensa em cobrir um fato público que interessa a toda sociedade, pois os agentes públicos estavam em greve reinvidicando melhores condições de trabalho. Pior ainda, foi o prefeito tentar cercear um direito universal dos trabalhadores, que é o direito a greve e suas manifestações.

    A fiscal estava tirando onda com a cara dos outros. Só pode. Isso não era momento de fiscalizar nada. Ela queria era impedir uma manifestação, e isso sim é crime.

    “A Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender.”

  7. MARIA JOSE disse:

    Interessante como o Blog está acusando a funcionária da Prefeitura de Juazeiro e não se deu conta que realmente estão errados uma vez que a Constituição Federal diz:art. 5º, X. são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. Diante desta afirmação como podem vocês acusarem uma pessoa por não querer a divulgação da sua propria imagem? É necessário que vocês antes de acusarem alguém procurem saber pelo menos se estão certos ou errados.Não é tentando acabar com o lado mais fraco que se consegue vitória. Contra fato não há argumento, vocês erraram e feio.

  8. Reginaldo disse:

    É por isso que juazeiro está no descaso, enquanto alguns reivindica seus direitos outros querem atrapalhar, é ocaso dessas duas despreparadas.

  9. Aldenicio Lino disse:

    Tem um dito popular que diz: “quem não quiser levar pedrada não seja vitrine” se a nobre funcionária pública não queria ser divulgada deveria procurar outro local para trabalhar. Ser servidora pública andar querendo impedir as pessoas de fazer greve e querer anonimato e muita pretenção. Tenha santa paciência!

  10. Funcionário disse:

    O fato existe dentro da prefeitura.Nós funcionários sofremos repressão de vários tipos para não participar de um direito sagrado do trabalhador,que é o de GREVE.Portanto,ABAIXO À DITADURA!!!E parabéns aos fiscais de trânsito por lutarem por seus direitos.

  11. fernando pessoa junior disse:

    O q esta passsando despercebido é a campanha suja e costumeira de Jua. A reporter ( que é irma do vereador Zè Carlos Medeiros), se aproveitou da situação tentando macular a imagem das funcionarias, tentando atingir o prefeito.
    Mas cadê o dedo em riste? cadê a violência das funcionarias? as fts mostram serenidade, tranquilidade.

  12. fernando pessoa junior disse:

    Esse desespero da familia medeiros é porque tomaram um pé na bunda e não podem mais sugar da prefeitura, tiveram q pular de galho mais uma vez.

  13. Fernando pessoa junior disse:

    O q passou despercebido foi a campanha suja e costumeira de Juá. Mas cadé o dedo em riste? cadê a violência das funcionárias?não é isso que as fts estão mostrando.Estou vendo serenidade,tranquilidade.
    Esse desespero da familia Medeiros é pq não podem mais sugar da prefeitura;tiveram q pular de galho mais uma vez.

  14. alan junior disse:

    O que vemos em Juazeiro são funcionários da Juagro,funcionários colocados na prefeitura por outros ficarem defendendo o governo somente por trabalham lá.Eles esquecem que 4 anos passam rápido ,as vezes deixamos amizades verdadeiras de lado somente por causa de brigas de politicos,deixamos de vêr os erros do governo,as ruas sujas ,as praças todas ficando acabadas,ruas escuras,animais solto na cidade,o escandalo da ida de dinheiro para o escritório do filho de flávio luiz em salvador,e tudo isso porque,temos pessoas empregadas que preferem ficar defendendo os seus 4 anos de emprego e não veem o melhor para a nossa cidade,para o nosso povo,pensam somente em sí.

  15. Fernando pessoa junior disse:

    As funcionarias estao despreparadas p lidar c a raça de raposas e viboras (imprensa e politicos) ,e qd esses confudem sua função,aí saiam do meio cidadãos juazeirences.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários