Fórum sobre o uso de agrotóxicos aborda saúde do trabalhador em Petrolina 

por Carlos Britto // 09 de dezembro de 2022 às 16:30

Foto: PMP

Nessa quinta-feira (8), Petrolina sediou o primeiro ‘Fórum sobre o uso de agrotóxicos’, organizado pela Secretaria de Saúde, em parceira com o Conselho Municipal de Saúde. Foram abordados assunto como: exposição aos agrotóxicos; impactos causados na saúde do trabalhador; o panorama de defensivos agrícolas a nível nacional; e as doenças ocupacionais. O evento reuniu trabalhadores do campo, representantes sindicais, além da comunidade acadêmica (professores e alunos).

Com o tema ‘Proteção à saúde e o uso de agrotóxicos’, o fórum discutiu ações relevantes para a saúde do trabalhador no manuseio desses insumos agrícolas. Uma das palestrantes foi a doutora em Ciências, Luiza Taciana Rodrigues, que abordou o contato diário do trabalhador rural com os produtos. “Nós focamos na exposição ocupacional, aquela que o homem e a mulher ficam expostos no dia a dia. Abordarmos ainda os fatores que contribuem para a redução do risco ocupacional, e claro, precisamos refletir sobre a toxicidade desses produtos e nos preocuparmos com a saúde, em especial, de quem manuseia esses produtos”, finalizou Luiza.

Para a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, o evento enfatizou a importância dos cuidados com a saúde do trabalhador . “Temos um número considerável de trabalhadores rurais e poucas discussões sobre o risco que esses profissionais estão expostos. Foi com esse objetivo que elaboramos e desenvolvemos este fórum, com foco na saúde do homem e mulher do campo. Avaliamos como um primeiro encontro produtivo, informativo e com a certeza de que virão outros momentos em que vamos enfatizar mais  a temática que envolva, principalmente, a saúde do trabalhador rural”, descreveu Marlene.

Fórum sobre o uso de agrotóxicos aborda saúde do trabalhador em Petrolina 

  1. Esse tipo de evento, deveria ser realizado nas comunidades agrícolas pois e onde encontra-se o publico alvo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.