Flagrante de crime ambiental em Lagoa Grande

por Carlos Britto // 15 de dezembro de 2010 às 21:04

Um leitor do Blog flagrou este homem destruindo algumas espécies de árvores plantadas pela prefeitura municipal. Um crime ambiental que não pode acontecer.

Tal atitude gerou revolta no leitor, que não se conteve e desabafou: “Como se não bastassem as dificuldades da nossa cidade, o que é feito as pessoas ainda destroem”. De fato, ele tem razão.

Flagrante de crime ambiental em Lagoa Grande

  1. Watergate disse:

    bota a cara desse cachorro aí. bandido tem que ser desmascarado

  2. luirick barbosa disse:

    Não concordo com a atitude do homem, mas queria fazer algumas considerações.
    O brasileiro e sua mania de achar que as coisas de fora é melhor, vem contribuindo com desvalorização e a extinção das espécie nativas da região.
    Maior crime é plantar espécies exóticas como o Nim e algaroba no semiárido brasileiro. Me parece que a árvore da foto é o NIM, uma planta originada da Índia, trazida para o Brasil em 1992. Essa vem sendo muito utilizada nas cidades da região sem saber os riscos que podem trazer para as espécies locais. Temos como exemplo a algaroba que foi trazida para o nordeste e se tornou uma “praga” para as espécies locais.
    Nós que moramos no semiárido, uma região que não tem o costume da valorização da flora local, temos quer valorizar o que é nosso e cobrar das prefeituras a maior participação da flora nordestina nas nossas cidades.

  3. Rapadura disse:

    Quem conhece ,consegue identificar: VC QUE MORA EM LAGOA GRANDE PUBLIQUE O NOME DESSE MARGINAL !
    É conhecido o caso que ocorreu na Favela da Rocinha, quando telefone público era coisa rara e celular nem sonhava em existir: um “cidadão” resolveu quebrar o único orelhão que existia no local, o “dono da área” descobriu quem era deu uma surra bem dada e depois o “cidadão” virou um orelhão humano – passava o dia e a noite subindo e descendo o morro dando recado para os moradores.
    SUGIRO QUE O DITO CUJO ACIMA , DURANTE UM DIA SOMENTE, SEJA ENTERRADO – COM A CABEÇA PARA FORA – E A POPULAÇÃO DE LAGOA GRANDE , A TODO MOMENTO , PASSE E ARRANQUE UM FIO DE CABELO DELE ! Nunca mais ele repete essa insanidade !

  4. Osvaldo disse:

    Calma gentes, CRIME é coisa séria, grave, é assalto, ataque, assassinato, arrancar um pedaço de uma árvore jovem (que parece poder continuar viva) é um ato de falta de educação.

  5. Claro disse:

    Deve tá vendendo a muda da planta numa negociação pelo telefone!

  6. Estamos de Olho disse:

    LUIRICK BARBOSA, sinto muito pela sua falta de conhecimento sobre a planta em questão da mesma forma que não importa a origem da planta, o que importa é que ele e nem ninguém tem o direito de destruí-la. Você pode até não concorda, mais posso afirmar que conhece pouquíssimo sobre a planta: Originado de Burma, na Índia, o Nim é usado há séculos, de diversas formas, principalmente como planta medicinal, em especial como antisséptico, curativo ou como vermífugo, na forma de xarope, sabão, pastas, cremes, entre outros.

    Sua utilização tem-se expandido para outras regiões tropicais e subtropicais do mundo, como África, onde é bastante cultivado, Austrália, Ilhas do Pacífico e Américas. No Brasil, a primeira introdução da planta foi feita em 1982, pelo Instituto Agronômico de Campinas – IAC. Atualmente, o nim tem sido cultivado em inúmeras regiões do país.

    Seu potencial de aproveitamento é bastante variado, poucas plantas apresentam tantas particularidades medicinais e farmacológicas como ele. A azadirachtina, seu principal princípio ativo, tem sido aplicada no combate a pragas agrícolas, com possível utilização na medicina e na indústria de cosméticos. Além de constituir excelente opção para o reflorestamento de áreas degradadas, sendo sua madeira uma grande alternativa para construção civil.

    Do ponto de vista econômico, a árvore de Nim apresenta muitas vantagens, como o fato de crescer em solos secos, pobres ou até mesmo bastante ácidos. Apresenta um sistema radicular que desenvolveu uma capacidade fisiológica única para retirar de solos arenosos e muito lixiviados elementos nutritivos para o seu desenvolvimento. Com folhas e ramos caídos, consegue se desenvolver mesmo com raízes pouco profundas, pois esse mecanismo diminui a perda de água para o meio.

    Devido ao seu grande potencial de uso e o pouco conhecimento por parte de especialistas das mais diversas áreas e, principalmente, dos produtores rurais, o CPT – Centro de Produções Técnicas em parceria com os pesquisadores Dr. Nivaldo Guirado e Dr. Edmilson José Ambrosano, ambos da Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios, do polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro Sul, com sede em Piracicaba, elaborou o curso “Cultivo e Uso do Nim”, esclarecedor sobre o adequado cultivo e uso da planta.

    Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

    Devido a suas propriedades, o Nim é uma é uma planta extraordinária, considerada por muitos a árvore da vida. Além de ser uma alternativa segura para o emprego desordenado de pesticidas químicos, possui propriedades medicinais verdadeiramente comprovadas. Tem grande potencial a ser explorado pelos agricultores, agregando qualidade de vida e se apresentando como mais uma fonte de renda no meio rural.

    A EMBRAPA FALA SOBRE O USO DO NIM INDIANO NO CONTROLE DE PRAGAS DO MILHO E DO FEIJÃO: O nim indiano é uma árvore procedente da Índia com porte entre 10 e 15 metros de altura e que foi adaptada ao Brasil. Trata-se de uma espécie com múltiplos usos nos setores agrícola, florestal e industrial. O nim pode ser utilizado para recuperação de áreas degradadas, formação de sistemas agroflorestais ou silvipastoris; e para a fabricação de móveis. Além disso, existem pesquisas que já identificaram 150 substâncias de interesse comercial presentes nas folhas e nos frutos do nim indiano. Várias dessas substâncias são empregadas pelas indústrias farmacêuticas e de cosméticos.

    A planta pode ser utilizada como inseticida natural para combater a lagarta do cartucho no milho e os percevejos e as vaquinhas no feijão. Participam do programa pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás – GO) e da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas – MG).

    O nin indiano pode ser cultivado em todas as regiões do Brasil, excetuando-se a região sul que não apresenta as condições climáticas adequadas para a cultura. As folhas e os frutos da planta podem ser usados para a produção de extratos que funcionam como inseticidas naturais. E o nim não é eficiente só contra as pragas das lavouras: também ajuda a evitar o caruncho nos grãos de milho e feijão armazenados.

    O melhor de tudo é que o produto não é tóxico para o homem e nem agride o meio ambiente. Segundo o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Belmiro Pereira Neves, o nim combate de forma eficiente mais de 120 espécies de insetos. Durante o programa, Neves explica como usar as folhas para produzir o inseticida, um processo simples e barato.

    Já o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Paulo Afonso Vianna, fala especificamente do uso do inseticida à base de nim no combate à lagarta do cartucho, uma das principais pragas da cultura do milho. “Uma grande vantagens é que ele apresenta baixo impacto contra o meio ambiente” , destaca Vianna. Durante o programa, o ouvinte pode aprender como usar as folhas para produzir o inseticida, um processo simples e barato com o qual obtém-se uma calda que deve ser pulverizada sobre a lavoura.

    Concordo em gênero grau e número com “WATERGATE e RAPADURA” vamos ficar de olho nesta atitude.

  7. naldo disse:

    eu só não entendi porque a cara do sujeito criminoso não foi mostrada, pois não adianta alguém só denunciar é preciso tomar as medidas cabiveis e esse criminoso pagar pelo crime que cometeu, digo mas se alguém presenciou tal feito e não tomou nenhuma iniciativa de chamar a policia tambem é cumplice e merece a mesma punião.

  8. Fábio Cardoso disse:

    Analise da foto: O cara é tão amigo do fotografo que o flagrante é quase corpo a corpo. Faz posse para o fotografo e, faz questão de ser fotografado com o ganho na mão que não prova que foi retirada da plantinha da foto.

    Se vocês observarem atentamente a 1º foto o senário do ônibus é um, pois existe cortinas azul e um pedacinho de pano vermelho. Já na segunda foto, ele se afasta um pouco da posição da outra foto, faz posse e o fotografo bate a foto. É incrível como existe pessoas que tenta subestimar a inteligência das pessoas. Não é assim que se faz matéria meu amigo eleitor

    Fábio Cardoso.

  9. Fiscalizando à Natureza disse:

    coloca a cara desse , para que a comunidade conheça e indentifique o vandulo que pratica tal violencia com a natureza .

  10. reka disse:

    colocar a cara de cara pra a populaçao ver o destruidor das planta.

  11. Juca disse:

    PENSE NUM CABA INTELIGENTE ATE PERITO O CARA É. NO MEIO DE TANTA GENTE BURRA ESSE É O MAIS PENSANTE E ATÉ PARECE COBRA CRIADA DO PREFEITO SECRETARIO JORGE GARZIERA. QUE PENA QUE ELE É 15 E POR ISSO É BESTA EM ESTAR DO LADO ERRADO. AGORA DEVE TER GANHADO O DECIMO E MAIS UM POUQUINHO ENQUANTO OS OUTROS NEM GANHARAM E TAMBEM A PREFEITA NÃO É BESTA JA TIROU O DELA. MAIS APROVEITA FABIO BABAO CARDOSO QUE EM 2012 A VACA VAI PARAR DE DAR LEITE PUXA SACO DE UMA FIGA.

  12. Estamos de Olho disse:

    Caro Fábio Babão Cardoso, você só entende de puxa-saquismo e de tudo de ruim que acontece nesta cidade, até porque você deve fazer parte da banda podre de Lagoa Grande. É uma pena saber que você não tão inteligente quanto parecia a câmara fotográfica tem zoom, e para tu existe equipamentos que fotografar continuamente quando o botão do obturador é mantida pena que você não saiba o que isso.

    Até o momento não concordava com sua defesa a atual gestão, mais entendia uma vez que é comissionado, mais daí defender ato de vandalismo na cidade você está se equiparando a ele, desculpe-me mais você e todos trupe se merece.

    Peço a Britto se pude adicionar a está matéria as outras sequência de foto fique a vontade, peço a Babão Cardoso que estude ou procure conhecer as funções das maquina fotográficas que sabe ele reconheceu este destruidor e está comendo de ser desmascarado juntamente com ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários