Entre os dias 19 e 21 de junho, as equipes da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) realizaram no São João 2026 de Petrolina inspeções em 583 estabelecimentos localizados nas áreas interna e externa do pátio. Além da fiscalização, 210 trabalhadores receberam orientações sobre o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e boas práticas na manipulação e comercialização de alimentos e bebidas.
As equipes também realizam verificação das condições de armazenamento, comercialização e documentação das bebidas, garantindo maior rastreabilidade e segurança ao consumidor. Além disso, foi implantada uma estratégia de vigilância integrada para identificação precoce de possíveis casos de intoxicação por metanol, com articulação entre serviços de saúde públicos e privados do município.
A Agência reforça o alerta para sintomas como dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, alterações visuais e confusão mental, orientando que, diante de tais suspeitas, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico. O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para evitar complicações graves. Paralelamente, o Programa “Rodovias sem Animais” segue atuando na retirada de animais de grande porte das vias públicas. Nesses três primeiros dias, seis deles foram apreendidos. A população também pode acionar o caminhão boiadeiro para recolhimento pelo WhatsApp (87) 3983-6409.
A Prefeitura de Petrolina reforça que todas essas ações integram o mesmo compromisso de prevenção e proteção à vida, unindo fiscalização, vigilância em saúde e serviços de apoio para garantir que a população aproveite o São João com segurança. Dessa forma, o trabalho integrado das equipes municipais contribui diretamente para a redução de riscos e para a preservação do bem-estar de todos os que participam dos festejos.


