Fiscais de Meio Ambiente da Prefeitura de Juazeiro monitoram barragem de Pinhões após denúncia de moradores

por Carlos Britto // 02 de junho de 2021 às 08:40

Foto: Ascom PMJ/divulgação

Dando continuidade a ações implementadas na Zona Rural de Juazeiro (BA), a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) realizou uma vistoria na barragem localizada no distrito de Pinhões. A visita à comunidade faz parte das atividades de rotina da Gerência de Monitoramento Ambiental e da Diretoria de Fiscalização da pasta.

Acolhendo uma solicitação da vereadora Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa), que recebeu denúncia de moradores do distrito sobre uma possível mortandade de peixes na barragem, os fiscais de meio ambiente estiveram na localidade em três ocasiões diferentes para averiguar a situação.

A barragem de Pinhões foi construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), que também é responsável pela manutenção da infraestrutura. Originalmente o reservatório beneficiaria a comunidade em períodos de estiagem. Atualmente, a água é usada para irrigar plantações e para consumo animal.

A equipe da Semaurb visitou o distrito de Pinhões este ano em três oportunidades e encontrou descarte de lixo e entulho às margens do açude e despejo de esgoto diretamente no manancial. Os fiscais ambientais também encontraram um acúmulo de vegetação ao redor e dentro da barragem. Amostras de água foram coletadas e analisadas pelo laboratório do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE). Foram detectadas quantidades elevadas de ferro e de coliformes fecais no material examinado, o que pode ser a causa da mortandade de peixes.

Essa foi uma análise preliminar. Nossa orientação é que outras amostras sejam colhidas para tentar detectar se existem outros tipos de metais e outros materiais.  Além desses, outros fatores podem estar provocando a morte dos peixes, como o aumento da temperatura da água ou decomposição de vegetação dentro da barragem. Só uma análise mais minuciosa pode determinar a causa do problema”, explicou Cleberson Xavier, arqueólogo e técnico ambiental da Semaurb.

Foto: Ascom PMJ/divulgação

Providências

Após o monitoramento, uma ação ambiental educativa será promovida pela Semaurb periodicamente na comunidade, para orientar os moradores a não depositarem lixo às margens do reservatório. “Além disso, embora a barragem de Pinhões seja de responsabilidade e administrada pelo DNOCS, a prefeitura entende que tem um papel social a ser desenvolvido tanto neste distrito como em outras comunidades da zona rural. Outros setores da Prefeitura deverão em tão logo visitar a localidade para também realizar melhorias na limpeza e no saneamento do distrito, para minimizar os impactos na barragem de Pinhões“, pontuou Rubens Torres, secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários