Filas para primeira habilitação continuam no Detran

por Carlos Britto // 22 de dezembro de 2008 às 20:11

A TARDE On Line

Habilitação mais difícil em 2009
>> Auto-escolas terão até 50% de reajuste em 2009

A exemplo do que vem acontecendo neste fim de ano, nesta segunda-feira, 22, voltaram a se repetir as grandes filas na sede do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para quem pretende tirar a primeira habilitação antes da mudança nas exigências para o documento. O órgão está trabalhando em regime especial nesse mês de dezembro para atender à demanda que passa dos 1.200 atendimentos diários. No último final de semana (20 e 21) o órgão atendeu aproximandamente duas mil pessoas.

A iniciativa visa facilitar o acesso ao serviço e ampliar o número de atendimentos, que teve um aumento de 33% nos últimos dois meses, após o anúncio da Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece mudanças para quem pretende tirar a carteira nacional de habilitação (CNH) a partir do dia 1º de janeiro de 2009.

Com as novas regras, a carga horária do curso vai passar de 30 para 45 horas-aula, e de direção veicular, de 15 para 20 horas aula; a realização do curso de direção para moto será permitida em via pública; os candidatos deverão realizar a prática de direção veicular em condições climáticas adversas de chuva, nevoeiro ou noite.

Serviço – De acordo com informações da assessoria de comunicação do Detran-Ba, o atendimento será feito somente nos dias 22, 23, 29 e 30 deste mês das 7h30 às 16h. Para obter a primeira habilitação é necessário ir ao Detran-BA comprar o laudo inicial por R$ 61,50 e iniciar as aulas numa auto-escola, que tem custo à parte. Além disso, é necessário também o pagamento para realizar os exames médicos e o psicoteste, que custam R$ 111,60.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.