Fibra ótica: Tudo aquilo que você precisa saber

0

Nos dias que correm, já não é incomum ouvirmos falar de cabos de fibra ou mesmo de fibra ótica que permite um acesso à internet muito mais rápido.

No entanto, muitas pessoas além de não saberem ao certo como funciona este tipo de ligação, desconhecem as vantagens da mesma.

Desse modo, hoje resolvemos explorar essa questão. De seguida explicamos-lhe não só o que é, mais quais as vantagens da fibra relativamente ao método de ADSL (que usa a linha de cobre do telefone fixo).

O que é a fibra ótica e para quem serve?

Todos nós já reparamos que a comunicação tem evoluído de forma exponencial nos últimos anos.

A transmissão de dados a uma velocidade mais lenta, não satisfaz mais as necessidades do usuário que utiliza a internet para tudo e mais qualquer coisa.

Assim, surge a ideia da fibra ótica, mas o que é que é? Explicamos-lhe de seguida.

De forma muito simples, são fios de vidro revestidos com camadas de plástico reflexivo que estão substituindo os fios de cobre tradicionais. Esta mudança permite que haja um aumento considerável da velocidade de transmissão da informação.

Este aumento ocorre essencialmente porque a luz viaja através dos fios de vidro e reflete continuamente para fora dos revestimentos. Dessa forma, a transmissão de sinais, dados, voz e vídeo torna-se mais rápida, mas também mais fiável.

Todos os sistemas que têm por base a fibra ótica, podem transmitir biliões de bits de dados por segundo. O melhor de tudo é que podem transmitir vários sinais ao longo da mesma fibra, usando lasers de cores diferentes.

Para quem não sabe, um cabo de fibra ótica é tão fino como um fio de cabelo. Mas, tem a potência necessária para carregar informação digital ao longo de distâncias muito longas.

Um bom exemplo das distâncias que podem ser percorridas é a ligação entre Africa e o Brasil através de cabos de fibra ótica instalados em pleno oceano.

Quais as principais vantagens da fibra?

Pois bem, agora que já percebeu que estes pequenos cabos de fibra são responsáveis pela transmissão da internet a uma velocidade superior, indicamos-lhe mais algumas vantagens da mesma.

  • São mais finas que um cabo coaxial;
  • Têm maior capacidade de transmissão (já que devido ao seu diâmetro podem ser implementadas em maior quantidade);
  • Menor degradação do sinal;
  • Usa sinais luminosos que garantem não existir qualquer tipo de interferência com outros cabos de fibra;
  • Menor consumo de energia;
  • Utilizam os sinais digitais em vez dos sinais coaxiais;
  • Não são inflamáveis (já que não existe eletricidade a circular através do cabo de fibra);
  • São muito mais leves e ocupam um espaço muito menor;
  • São muito mais flexíveis.

Como vê, a fibra ótica é o futuro e temos a certeza que com o passar dos anos, todos nós vamos ter acesso a esta rede de alta velocidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome