Festa da Padroeira de Petrolina agora é Patrimônio Cultural Imaterial

por Carlos Britto // 04 de janeiro de 2024 às 21:40

Foto/arquivo Blog do Carlos Britto

Uma das maiores manifestações religiosas do sertão de Pernambuco, a Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos agora é Patrimônio Cultural Imaterial de Petrolina. A lei, que reconhece a festividade em homenagem à padroeira da cidade e da Diocese, foi sancionada no fim do mês passado pelo prefeito Simão Durando Filho. O projeto de lei é de autoria do vereador Rodrigo Araújo e foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal no início de dezembro de 2023.

A legislação passa a considerar a novena solene, a procissão e as celebrações eucarísticas do dia 15 de agosto como parte do Patrimônio Cultural Imaterial de Petrolina. Além da valorização da religiosidade, segundo a Diocese, a lei assegura a colaboração do Poder Executivo na realização da festa da padroeira.

É um reconhecimento merecido. Nós voltamos as nossas origens ao ponto inicial da cultura petrolinense, porque voltamos ao ano zero. Podemos dizer assim, quando se inaugura essa igreja e também a paróquia de Petrolina de Santa Maria Rainha dos Anjos, em 1962”, afirmou o chanceler da cúria diocesana, padre Júnior Bedôr, em entrevista à TV Grande Rio. (Fonte: Vatican News)

Festa da Padroeira de Petrolina agora é Patrimônio Cultural Imaterial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários