Feirinha de Artesanato das Mulheres Guerreiras acontece até amanhã em Juazeiro

0
Crédito: Aline Craveiro/Cesol divulgação

O resgate da tradicional cultura da boneca de pano é uma das atrações na Feirinha de Artesanato das Mulheres Guerreiras de Juazeiro (BA), que traz opções de presentes para o Dia das Crianças. São ursos, bonecas de pano, cestas de presentes e acessórios, pensados para os pequenos. Idealizada por um grupo de artesãs, a feirinha começou nesta sexta-feira (11) e prossegue até amanhã (12), na Praça Santiago Maior, Centro da cidade, onde estão em exposição artigos de 18 artesãs que compõem o grupo. O evento vai até as 14h deste sábado.

A artesã Doralice de Souza é precursora no município e conhecida pela realização das feiras junto com “as meninas“, como ela carinhosamente chama as colegas de artesanato. Dona Dora está em mais uma edição, e dessa vez ela apostou nas bonecas de pano. “As feirinhas são momentos em que compartilhamos nossa arte, interagimos com as pessoas, reencontramos amigos. Gostamos muito do que fazemos, gostamos de estar na Praça e agradecemos muito a parceria e o esforço do Cesol em nos apoiar.  Estamos esperando os visitantes, para que eles presenteiem as crianças, e esperamos que elas gostem dos nossos produtos“, disse Dona Dora.

Esta não é a primeira vez que o evento acontece. Quem passa pela Praça Santiago Maior nos períodos festivos já encontrou por lá as artesãs expondo artigos para casa, decoração e opções de presente no Dia das Mães, no Natal e no Dia dos Namorados. Mais uma vez, elas contaram com o apoio do Centro Público de Economia Solidaria (Cesol)/ Sertão do São Francisco e da Prefeitura de Juazeiro.

O Cesol incentiva os grupos produtivos à comercialização, a buscar cada vez mais mercado para apresentar sua produção. Realizamos semanalmente feiras da agricultura familiar na Uneb Campus III, e fomos provocados pelas artesãs do grupo, que queriam apresentar os artigos e também aproveitar a data festiva. Procuramos a prefeitura para fortalecer essa parceria e possibilitar a realização da feirinha para o Dia das Crianças“, contou Aline Craveiro, coordenadora geral do Cesol. A novidade é que, após o apoio da instituição, as artesãs do Grupo Mulheres Guerreiras se organizaram e pretendem realizar a Feira de Artesanato mensalmente, sempre na segunda e sexta-feira do mês.

Crédito: Aline Craveiro/Cesol divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome