Feira Agroecológica de Sento-Sé destaca-se em seminário em Casa Nova

por Carlos Britto // 19 de novembro de 2022 às 17:43

Foto: Ascom PMSSÉ/divulgação

O município de Sento-Sé, norte da Bahia, foi destaque durante o 1º Seminário Presencial do Sistema Gestacoop, realizado no começo desta semana em Casa Nova, na mesma região. O evento teve como tema ‘Políticas públicas, agricultura familiar e sustentabilidade’.

Na oportunidade a assistente adjunta da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Jaciara Ladislau, representando a prefeitura, e a agricultora e representante da Rede Mulher, Luciana Ferreira, apresentaram como case de sucesso a Feira Agroecológica de Sento-Sé.

Os temas abordados durante os dois dias de seminário foram ‘Políticas Públicas de incentivo à Agricultura Familiar na Região: Contexto e Perspectivas’, tendo como mediador Elson Oliveira da Conexsus; ‘Articulação em rede das organizações da sociedade civil para o fortalecimento da agricultura familiar, cooperativismo e economia solidária’, com mediação de Moacir Santos, do IRPAA; e ‘A experiência da Feira Agroecológica de Sento Sé: 3 anos de conquistas e desafios’, com a mediação de Jaciara Ladislau e Raimunda Luciana, integrantes da Comissão Organizadora da feira.

Compondo a programação do evento foram realizadas ainda duas oficinas temáticas voltadas para produção agroecológica nas comunidades de fundo de pasto e processos de comercialização da Agricultura Familiar com venda direta.

Para Luciana Ferreira participar do evento foi muito gratificante e importante. “Mostrar a nossa experiência com a realização da feira agroecológica de sento sé é uma satisfação, saber que o trabalho que desenvolvemos pode servir de inspiração para outros projetos nos emociona e enriquece enquanto agricultoras“, afirmou.

Apoio

Já Jaciara Ladislau aproveitou o momento para destacar o apoio da gestão municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, para a realização da Feira Agroecológica. “A nossa feira hoje é referência para todo o Território do Sertão do São Francisco, temos ainda em desenvolvimento no município a experiência das sementes crioulas, o fundo rotativo, mas o destaque é mesmo para a feira agroecológica, uma vez que o município não tinha feira livre e agora passou a ter uma feira com produtos de qualidade e saudáveis, onde sempre contamos com o apoio da Prefeitura de Sento-Sé“, pontuou.

O Seminário contou com a participação de estudantes, lideranças comunitárias, presidentes de associações, representantes das Secretarias de Agricultura e Educação de Casa Nova, da Secretaria de Agricultura de Sento-Sé, do IRPAA, Conexsus, Rede Mulher, IFSertãoPE Campus Petrolina e do cordelista Anselmo Ferreira, que enriqueceu a programação com seu trabalho artístico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.