FBC sobre autonomia do Banco Central: “Ninguém vai rodar maquininha para financiar gasto público”

0
Foto: divulgação

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou que a autonomia do Banco Central (BC), aprovada nesta terça-feira (3) pelo Senado em sessão remota, blinda a política monetária e é prova do compromisso do país com a estabilidade da moeda. “Ninguém vai rodar a maquininha para financiar gasto público”, disse o senador.

A proposta aprovada estabelece mandato de quatro anos para os diretores do BC, com uma recondução permitida. “Importante que a gente possa sublinhar a votação histórica dessa noite no Senado Federal”, ressaltou Fernando Bezerra. “O Senado está mandando o recado de que está à altura dos desafios que estamos enfrentando. Estamos, de certa de forma, dando um chega pra lá nos pessimistas, que não acreditavam que a retomada da agenda estruturante do país seria feita antes das eleições”.

Na mesma sessão, a Casa aprovou projeto de lei que autoriza o BC a receber depósitos voluntários remunerados, à vista ou a prazo, de instituições do sistema financeiro. A proposta cria um novo instrumento de gestão de liquidez para o Banco Central em alternativa à emissão de títulos do Tesouro Nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome