FBC garante que prioridade é a reeleição de Eduardo, mas não descarta proporcional

por Carlos Britto // 04 de junho de 2009 às 09:18

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho (PSB) visitou o Blog. Sereno como sempre, ele pôs fim às especulações que existem sobre sua possível candidatura ao Senado e avaliou cenário político que se desenhará nas eleições de 2010, inclusive levantando a hipótese de disputar uma chapa proporcional. Confira a entrevista:

Blog- O governo de Pernambuco está vivendo um bom momento. Como o senhor avalia a situação para as próximas eleições? Vislumbra uma possível candidatura para o senado?

FBC – O governo de Eduardo Campos está vivendo uma excelente fase, tem uma aprovação próxima aos 80%. Uma das melhores áreas de avaliação é a de desenvolvimento econômico e a gente fica feliz por estar prestando essa colaboração e ajudando Pernambuco a se desenvolver, gerando emprego, gerando renda, transformando a economia do Estado. É evidente que nosso projeto, nosso sonho de travar uma disputa majoritária existe, é real. Nós estamos trabalhando para viabilizar esse sonho, mas a prioridade dentro do PSB hoje é criar as condições ideais para a reeleição do governador Eduardo Campos. É importante sublinhar que eu vou completar quatro anos fora da prefeitura de Petrolina. Todo político precisa estar em processo de disputa, de submeter o seu nome à apreciação popular, então eu entendo que ainda tenho uma longa jornada pela frente para dar sequência a essa minha vida pública. É evidente que vou disputar novas eleições e espero disputar uma eleição majoritária, se não for possível irei para uma disputa proporcional.

Blog- Então o senhor acredita que existem chances do partido ter um representante na majoritária?

FBC – A gente acredita que caberá ao PSB, pela força que o partido tem no estado, pelo numero de prefeitos e vereadores, que o partido poderá ter, sim, uma vaga para disputa ao senado, e é por isso que nós estamos apresentando o nosso nome. Agora, em respeito à orientação que o governador está dando, é que esses debates sucessórios devem ser tratados no momento oportuno, ou seja, a partir de março de 2010. Nós vamos acatar essa orientação. Mas acatar não significa interditar o debate político que pode ser travado nas instâncias próximas.

Blog- Como ficaria essa disputa com essa chapa tão homogênea, quase toda formada pelo PSB?

FBC – O importante é saber quais são os nomes ou as forças que devem estar representadas, os interesses que devem estar representados, não a chapa majoritária. Existe um projeto de promoção da interiorização do desenvolvimento e o interior gostará de se ver representado na chapa. Então de um lado pode existir o questionamento de ter dois representantes do PSB e do outro pode ser válido o questionamento de três nomes na chapa representado os grandes colégios eleitorais. É uma questão que será avaliada no tempo correto, até porque não sabemos como será formada a chapa de oposição. A depender dessa decisão, a depender do enfrentamento das forças políticas no cenário nacional é que esses contornos serão definidos e nós teremos a definição dos nomes mais adequados para compor a chapa majoritária liderada pelo governador.

Blog- O deputado Geraldo Coelho e o ex-prefeito Odacy Amorim se apresentaram como possíveis candidatos do seu grupo. Como o senhor enxerga essa futura disputa entre seus aliados?

FBC – Todos merecem a avaliação por parte do eleitorado, têm serviços prestados dentro de Petrolina. O deputado Geraldo Coelho tem  uma vida dedicada à representação parlamentar e o ex-prefeito Odacy realizou uma bela administração à frente da prefeitura de Petrolina. Se ele vier a concorrer a uma vaga de deputado estadual encontrará um bom ambiente em Petrolina e na região para poder ser um dos nossos representantes na Assembleia Legislativa.

FBC garante que prioridade é a reeleição de Eduardo, mas não descarta proporcional

  1. Carla Souza disse:

    “Sereno como sempre”. Adoro seu Jornalismo independente Britto. Ei, o mais importante você não perguntou: como vai ficar a situação de Clemilda da FACAPE??

  2. Cancão disse:

    Certamente, será muito bom para Pernambuco e muito mais para o Sertão termos um homem que dispensa comentários, um político que tem suas credenciais marcadas por muita luta e trabalho por nossa querida Petrolina, enquanto prefeito, e por nosso Estado, nas vezes em que foi Secretário e atualmente como ‘Braço Forte’ do Governador. Fernando, conte com meu apoio!

  3. SOBREVIVENDO disse:

    Faltam muitos meses, muitos dias para as eleições de 2010. Muita água ainda vai passar por baixo da ponte. Discursos mudarão, candidaturas serão postas, outras retiradas. Quem na frente das pesquisas hj, pode não estar depois… política, cada dia, um segredo!

  4. Hércules Batista disse:

    Este é o papel do verdadeiro político, sempre sereno e mostrando o porquê merece ser escolhido para o senado, homem político que sabe fazer política. FBC tenha certeza que você conta com o apoio da maioria dos Petrolinenses.

  5. Gildo Santana disse:

    Tô esperando Odacy lá em casa para pedir voto, mais antes temos que inaugurar algumas obras que ele prometeu aqui no bairro Jardim Maravilha, tais como: cobertura da feira e asfaltamento de cinco ruas (as máquinas começaram o serviço e não terminaram e ficou pior do que tava. Com as chuvas virou um verdadeiro lamaçal. Era melhor não ter mexido). Vem Odacy pedir voto aqui no jardim Maravilha. O povo de espera. Que decepção!!!

  6. Roberto Carlos disse:

    Fernando e um politico de tirar o chapeu nunca votei nele mas o respeito muito. Parabenizo o comentario do GILDO SANTANA, Odacy teve oportunidade de fazer uma grande administração mas queria fazer muita coisa terminou sem fazer nada que vale a pena ser lembrado. Por ex. GUILHERME, tem bododromo……FBC Grandes avenidas…… Odacy inaugurou a av. honorato em dez/08 em fev/09 ja estava cheia de buracos, fora outras “obras” que dispensa comentarios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *