FBC defende criação do Instituto Federal do Agreste

por Carlos Britto // 07 de outubro de 2021 às 06:40

Foto: Reprodução

Em reunião no Ministério da Educação ontem (6), o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) defendeu a criação do Instituto Federal do Agreste, a partir do desmembramento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), que possui 16 campi. Desse total, sete campi seriam incorporados pelo Instituto Federal do Agreste, contemplando as cidades de Barreiros, Palmares, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Pesqueira, Garanhuns e Belo Jardim, que abrigaria a sede da nova instituição.

O senador ressaltou a importância de criar condições para a implantação do Instituto Federal do Agreste de Pernambuco, a fim de reestruturar e aproximar estudantes, professores e toda a comunidade das sedes institucionais,  de modo que o Instituto Federal de Pernambuco continue com os campi da Região Metropolitana enquanto as unidades localizadas no Agreste e no Palmares fossem em busca de novas estratégias para supri as necessidades da região.

A proposta discutida com o ministro Milton Ribeiro contou com o apoio do ex-ministro Mendonça Filho e dos diretores dos campi do IFPE em Barreiros, Adalberto de Souza Arruda, e em Belo Jardim, Marcos Antônio do Nascimento, que participaram da reunião no MEC. Além do Instituto Federal do Agreste de Pernambuco, outras dez novas instituições devem ser criadas pelo MEC a partir do desmembramento de institutos federais já existentes.

Ainda na reunião com o ministro, o senador Fernando Bezerra Coelho assegurou R$ 1,6 milhão em investimentos federais para a retomada das obras do campus de Cabo de Santo Agostinho da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *