Fase inicial das Cidades Inteligentes é concluída em Petrolina

0
Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

A fase inicial da instalação do primeiro semáforo inteligente de Petrolina, que contará com câmeras para orientar e fiscalizar o trânsito na área central, foi finalizada esta semana. O novo equipamento ficará nas proximidades da prefeitura, na Avenida Guararapes. Além de melhorar o trânsito, dando mais fluidez às vias, as câmeras contidas no equipamento também serão capazes de reconhecer placas e veículos de emergência.

O novo sistema inteligente captará imagens e informações e conseguirá aprender sobre o trânsito para decidir, por exemplo, se o semáforo deve ficar aberto ou fechado por mais ou menos tempo, com base na análise que faz do fluxo de veículos em cada via que monitora ao longo dos dias. Desta forma, a duração do sinal verde é definida em tempo real de acordo com tráfego.

No local, a prefeitura também melhorou a acessibilidade, inclusive, reativando os botões localizados nas hastes do semáforo com um emissor sonoro que é ativo avisando quando permitida a passagem daqueles que trafegam a pé, isto é, quando a luz verde do semáforo correspondente acender.

Cidades Inteligentes

Conhecidas também como smart cities, as Cidades Inteligentes utilizam tecnologias de informação e comunicação para proporcionar mais segurança, estabilidade socioeconômica, sustentabilidade e redução de custo de vida. Assim, os recursos são usados para promover uma política pública que se baseia no desenvolvimento populacional, melhorando a qualidade de vida e os serviços oferecidos. O projeto é um convênio da Prefeitura de Petrolina com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que também contará com recursos financeiros do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome