Família de trabalhador da Mineração Caraíba cobra informações sobre acidente e reclama da falta de assistência

por Carlos Britto // 26 de abril de 2013 às 20:02

FlávioA dor da família do jovem Flávio dos Anjos Rezende, de 27 anos, demorará muito para se transformar em saudade. Flávio morreu na madrugada de ontem (25), enquanto trabalhava em uma mina da Mineração Caraíba, em Jaguarari, no norte da Bahia. Os familiares reclamam da falta de informação da empresa e querem saber, com clareza, como o acidente aconteceu.

De acordo com a irmã de Flávio, Florência dos Anjos Rezende, a empresa tenta esconder os fatos.“Não foi um simples acidente e os motivos são de conhecimento da empresa, que tenta omitir fatos. Nós queremos justiça. Segundo informações de outros funcionários, cinco acidentes já aconteceram na mesma área, só que o último teve uma vítima, por isso a divulgação. Cadê a empresa cidadã, que não enxergou o risco para os colaboradores que ainda continuavam operando nesse local?”, questiona.

Flávio trabalhava na Mineração Caraíba há quase cinco anos e, segundo Florência, era a alegria das pessoas que conviviam com ele. Para ela, é preciso investigar minuciosamente as causas do acidente.

As informações ainda são desencontradas, mas segundo a família, Flávio teria caído de uma altura de mais de 40 metros. “Não adianta vir com a história de que meu irmão, durante a operação, passou direto para o abismo. Nós tivemos a informação que a massa que dava sustentação à máquina cedeu, porque embaixo era oco. Meu irmão não era nenhum suicida para se atirar num abismo. Esperamos que a perícia faça seu trabalho e esclareça como, de fato, meu irmão morreu”, cobra.

Florência critica a falta de comunicação entre os próprios funcionários da empresa e questiona por que os familiares não puderam ver Flávio logo depois do acidente, já que o corpo seria encaminhado para o IML de Senhor do Bonfim, também no norte da Bahia. Mas, depois de um pedido da família e de vários desencontros de informação, foi levado para o IML de Juazeiro.

“O acidente ocorreu por volta das 4h e nós só recebemos a notícia às 9h, através de uma psicóloga que não tinha informação nenhuma. Por que não nos comunicaram logo, para que nós pudéssemos ver o corpo logo após o acidente? Por que nos entregaram ele perfeito, cheiroso e arrumadinho?”, questiona.

De acordo com Florência, a Mineração Caraíba se comprometeu a ajudar a família, mas até o momento nada foi feito. “A empresa informou na mídia que estava dando toda assistência aos familiares. Até agora, cadê a assistência? É uma vergonha esse tipo de acidente em uma empresa deste porte. Uma irresponsabilidade ao colocar seus funcionários em risco. É vida humana. Quantas outras famílias irão passar pela mesma dor que nós estamos sentindo?”, reclama. Com a palavra, a Mineração Caraíba.

Família de trabalhador da Mineração Caraíba cobra informações sobre acidente e reclama da falta de assistência

  1. Jader Santos Silva disse:

    ESSES ACIDENTES ACONTECEM COM FREQUÊNCIA EM TODO BRASIL.
    CABE A FAMÍLIA CONTRATAR UM BOM ADVOGADO E ENTRAR COM VÁRIAS AÇÕES INDENIZATÓRIAS CONTRA A MINERADORA CARAIBA METAIS.
    CABE PROCESSO CIVIL POR MORTE COM INDENIZAÇÃO MILIONÁRIA. INDENIZAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA BEM COMO UMA BELA AÇÃO PENAL PARA BOTAR NA CADEIA OS DIRIGENTES IRRESPONSÁVEIS DA CARAIBA METAIS.

    1. Lenivalter disse:

      é uma vergonha! empresas grandes pensam somente em $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$, e esquecem dos valores das vidas humanas, que são quem sem matam para trazerem essas $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$. cabe sim processos idenizatórios, mesmo sabendo que isso não trará o Flávio de volta.

  2. wesla disse:

    e uma vergonha isso meu pai faleceu a três anos em uma republica de uma empresa onde saiu de casa para ir trabalhar ate hoje não sabemos a verdade do que aconteceu mas queremos justiça,queremos nosso direito de saber a verdade,se aconteceu com o meu pai pode acontecer com qualquer um.

  3. a nonimo disse:

    enquestao ao acidente de Flavio mais conhecido pelos colega ( ZE da ripa) cabe a familha emvestigar nao deixem de graça pois eu tentei ver o corpo de meu amigo depois que eu fiquei sabendo do da tragedia quando chegei na portaria um guarda veio com acara de pau de min dezer que so tinha sido um acidente que o rapas estava no hospital fiquei indignado com tal sena pois aqueles guardinhas se acham que sao dono da mineraçao caraiba deveriam ter mais respeito com as pessoas.. corran atras se nao ja era ……..

    1. Anônimo disse:

      não podemos julgar o proximo as vezes estão ali so comprindo ordem

  4. anonimo disse:

    Sei que foi uma grande tristesa o que aconteceu, mais eu penso que em momento nem um a empresa vai querer esconder o que realmente aconteceu!!!! e sobre pq a familia só foi avisada as 9hs é pq e uma noticia meio dificio de dar, e tem todo um proceso, penso eu que a piscoloca foi ai pessoalmente avisar a familia, e em relação a empresa entregar ele todo arumado penso eu quer foi uma forma de amenizar a situação!!! sou funcionario da empresa e sei que ela tem suas falhas mais ela tambem não é este mostro todo!!!! e oq realmente aconteceu infelizmente só Flavio que poderia falar

    1. Anônimo disse:

      puxa saco , que quer crescer em cima da ate dema morte de uma pessoa, se fosse seu pai ou sua mãe ou irmãos vc n teria esse pensamento ai n.

    2. Florência dos Anjos Rezende disse:

      Ninguém está questionando se a empresa é esse mostro, era um direito nosso como família vê-lo assim que chegou ao IML, não existe minimizar situação, pois as informações foram desesncontradas a empresa enviou a psicóloga para dar apoio, ou, para desviar a atenção da família para não ver Flávio da forma que ele ficou? Agora é um direito seu como funcionário defender a empresa que você trabalha, e o um direito meu como irmã querer

    3. Florência dos Anjos Rezende disse:

      Ninguém está questionando se a empresa é esse mostro, era um direito nosso como família vê-lo assim que chegou ao IML, não existe minimizar situação, pois as informações foram desesncontradas a empresa enviou a psicóloga para dar apoio, ou, para desviar a atenção da família para não ver Flávio da forma que ele ficou? Agora é um direito seu como funcionário defender a empresa que você trabalha, e o um direito meu como irmã querer que investigue as reais causas do acidente, pois por isso existe perícia, o que não se sabe ao certo é se o local do acidente não foi alterado, pode-se trabalhar com diversas hipoteses, já que não podemos ir ao local e também deu tempo suficiente até a chegada da perícia. Meu irmão era profissional, não ia cometer um ato irresponsável, pois presava pela vida dele. Não vamos admitir que a empresa faça commo de costume de ta colocando sempre a culpa em quem não pode se defender, pois Flávio pode não está presente para relatar a versão dele, mais nós como familiares faremos isso por ele.

    4. anonimo disse:

      BABAO ]

  5. Ana disse:

    A mineração caraiba é uma merda de empresa que explora seus funcionarios e paga mau.
    nao valoriza a vida de ninguém…ano passado se foi roni eletrocutado e agora esse rapaiz que além de perder a vida sai como culpado pela propria morte.
    isso da é revolta!
    joguem duro a familia de flavio …vao com tudo pra cima dessa empresa pilantra.
    ali é tudo aparencia pq na verdade vão a falencia.
    lamento pela familia que perdeu um grande ser humano.

  6. anonimo disse:

    nós só lamentamos a morte de Flávio + quem trabalha na msb sabe q segurança só no papel pois lá embaixo tudo muda vc faz e ñ fazer é demitido.

  7. anonimo disse:

    é isso mesmo

    1. paulo vilard disse:

      Vc´s tem que esclarecer todos os fato. Pós ele não pde ser culpádo pela sua morte.
      Lamentos pela familia q
      uer perdeu uma pessoal maravilhosa

  8. Tiago disse:

    Trabalhei na mina caraiba e vi que com a privatização houve uma redução de pessoal, onde muitas das vezes o trabalhador era solicitado em demasia. Na epoca ocorreu dois eventos semelhantes com vitimas fatais. Toda empresa sempre busca culpar o empregado pelo acidente. A segurança do trabalho tá lá para fazer o trabalho dela e também puxar a sardinha para o lado do empregador. Eles vão buscar todas as evidências para culpar o acidentado, são três coisa a serem verificadas Impericia, Imprudência e Negligência. Se foi impericia é culpa da empresa por autorizar o empregado a trabalhar sem treinamento, Imprudencia é o ato de agir perigosamente, um comportamento de precipitação, de falta de cuidados, já a negligencia é o ato de ignorar o risco mesmo sabendo que esta lá, isso pode ser de responsabilidade do encarregado que coordenava os trabalhos, falta de inspeção por parte dos responsáveis pelo trabalho. Acredito que o colega que morreu estava focado somente nas trarefas a serem executadas e não tinha niguem supervisionando a atividade, possilvelmente dormindo, pois era 4 da manhã. Mas recomendo a familia a procura um advogado e buscar providências pelas vias jurídicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários