Faltou conhecimento: Embrapa Semiárido diz que reivindicação de Lóssio já é feita há mais de 30 anos

por Carlos Britto // 01 de março de 2013 às 17:31

lossioA Embrapa Semiárido enviou uma nota à imprensa, na tarde desta sexta-feira (1º), rebatendo ao prefeito Júlio Lóssio (PMDB) sobre o pedido de integração da agricultura irrigada a pesquisas e experimentos do órgão.

Na nota enviada pela assessoria do órgão, a Embrapa deixa claro que o pedido do gestor municipal não é nenhuma novidade para a empresa, já que projetos nesse sentido já são feitos pelo órgão há mais de 30 anos.

A empresa ainda destaca que trabalha na busca de soluções e tecnologias para a agricultura irrigada, assim como procura alternativas para reduzir os prejuízos causados pela seca no Vale do São Francisco, já que o prefeito havia dito na carta enviada à Embrapa, que “os programas foram incapazes de trazer verdadeiramente cidadania para nosso povo”.

Veja a nota na íntegra:

“A Embrapa Semiárido agradece o reconhecimento do senhor prefeito Júlio Lóssio à importância desta instituição para a região de Petrolina, e considera louvável a preocupação com a realização de pesquisas na área de agricultura irrigada. Esclarecemos, no entanto, que este esforço já vem sendo encampado pela empresa há mais de três décadas, contemplando diversas áreas do conhecimento aplicadas a diferentes culturas, o que tem resultado em importante contribuição para o desenvolvimento da agricultura irrigada na região.

Somente nos dois últimos anos, estiveram em andamento e/ou foram concluídas mais de 80 ações de pesquisa na área, contando com 41 pesquisadores desenvolvendo trabalhos com este foco. Além disso, dentro da nova estrutura de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, está em andamento a estruturação de um conjunto de projetos convergentes, complementares e sinérgicos especificamente voltados para Agricultura Irrigada.

Por outro lado, a empresa não pode ignorar as milhares de famílias que praticam e vivem da agricultura em áreas dependentes de chuva no Nordeste e que neste momento sofrem com o drama da seca. Este centro de pesquisa atende toda a região do Semiárido, englobando nove estados, 1.135 municípios e uma área de quase um milhão de quilômetros quadrados, onde cerca de 40% da população está concentrada no meio rural.

Diante de tamanha abrangência, encontramos diferentes realidades, com necessidades distintas, para as quais precisam ser buscadas soluções específicas. Desta forma, esclarecemos que nossos esforços tanto passam pela busca de soluções e tecnologias que possam continuar contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da agricultura irrigada nas regiões onde isto é possível, como também de alternativas para que seja possível conviver com a situação de seca e semiaridez.”

Embrapa Semiárido/Assessoria de Comunicação

Faltou conhecimento: Embrapa Semiárido diz que reivindicação de Lóssio já é feita há mais de 30 anos

  1. SEM MORAL disse:

    Sinto muita vergonha….. alheia.
    Gostaria de, aproveitando o ensejo, sugerir ao prefeito que promovesse uma maior integração dele e da sua equipe de governo com os problemas da cidade, pois, ao que parece, eles vivem em outro mundo ou não enxergam um palmo à frente dos seus narizes.

  2. marcia disse:

    O PREFEITO QUE TAMBÉM CRESCER NA EMBRAPA CUIDADO SE NÃO ELE DISSE QUE É PROJETO DELE

  3. Marivaldo disse:

    Se não se conformar com a Embrapa atendendo 1135 municipios, só falta agora abrirem um EPPA (Empresa Petrolinense de Pesquisa agropecuaria)!

    1. Anônimo disse:

      SE A EPPA FOR UMA EMPRESA COM MAIS RAPIDEZ É BOM QUE VENHA NÃO ACHA. A EMBRAPA TRINTA ANOS MUITOTEMPO O SERTÃO SOFRE MUITO.

  4. Felix Rocha disse:

    Esse prefeito é egocêntrico!!! Vai trabalhar julio!!! Pib menor q Salgueiro!!!! Quero ver se ele vai aumentar os empregos so com nova semente!!!

  5. Maria disse:

    É falta do que fazer!!!!! Gente desocupada fala e faz besteiras!

    1. APELO disse:

      O Prefeito deveria era diminuir o horror de cargos comissionado, para sobrar dinheiro para os mais carentes, e para as assistencias sociais da prefeitura.
      Seria um grande beneficio para o pobre

  6. GILBERTO PIRES disse:

    Acredito que, mais uma vez, o prefeito foi desinformado por seus assessores ou por terceiros.

    Quem conhece a Embrapa Semiárido jamais faria um comentário desse tipo. A integração Embrapa Semiárido com a área irrigada existe há mais de 30 anos, sendo responsável pela pujança desse segmento em nossa região.

    Querer mais integração entre as partes, só se a Embrapa Semiárido se transformasse em um centro de referência de irrigação, desprezando todas as demais áreas, inclusive a de sequeiro. Talvez, seja esta a principal intenção do prefeito, ao criticar a Embrapa Semiárido, órgão do qual não tem completo conhecimento.

    1. Marcos Torres disse:

      Esse cara e ridiculo e mal assessorado.

  7. Glória Maria disse:

    Será que Osvaldão Coelho, deu aula errada a seu aluno, ou ele não soube copiar colar! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Francisco disse:

    Em respeito aos inúmeros profissionais da EMBRAPA, pesquisadores com Doutorado e Mestrado, todos admitidos através de Concurso Público em nível nacional, o Prefeito deveria antes pedir uma Audiência com o Gerente-Diretor ou quem de direito pelo òrgão EMBRAPA. A EMBRAPA é do Semi-árido Brasileiro e não somente de Petrolina, a sua sede está em Petrolina, isso é diferente.

  9. Guilherme Vitor disse:

    ÕCEIS TAUM ENCAICANDO MUITO O REI DO VLT.
    MANEREM, GENTEEMM….VAMO ANTE DAR AULAS DE CONHECIMENTOS DA CIDADE E VER SE ELE VAI MIORAR.
    ASSESSORIA DE IMPRENSA: SERÁ QUE A PREFEITURA TEM OU TÁ DE RECESSO??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Essas modernizações só tem piorado a prestação dos serviços