Falta de professores e de merenda escolar em Casa Nova será investigada pelo MPF

por Carlos Britto // 05 de maio de 2010 às 07:59

As denúncias relacionadas à falta de professores e de merenda escolar na região do Açude da Pedra, zona rural de Casa Nova, no sertão da Bahia, levaram o Ministério Público Federal (MPF) em Petrolina a abrir inquérito civil para apurar os problemas. A portaria foi publicada no Diário da Justiça de segunda-feira (3). 

A decisão do MPF baseou-se no fato de que o ano letivo em Açude da Pedra foi prejudicado por conta desses problemas.

O ministério também reuniu as informações do Blog, que divulgou as denúncias na semana passada, como subsídios para instaurar o inquérito civil contra a prefeitura. Confiram, abaixo o que diz a Portaria do MPF: 

PORTARIA MPF/PRM/PETROLINA 2º OTCC No- 04, DE 28 DE ABRIL DE 2010

“Instaura inquérito civil com o objetivo de apurar irregularidades no que tange à falta de merenda escolar no município de Casa Nova/BA”

O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL POLO DE PETROLINA/ JUAZEIRO, pelo procurador da República signatário, no exercício de suas atribuições constitucionais e legais e, especialmente, com fulcro no artigo 129, incisos II, III e VI, da Constituição Federal e nos artigos 5º, III, “a”, 6º, VII, “b” e XIV, “f”, 7º, inciso I, e 8º, incisos I a IX da Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993, e art. 17 da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, e no artigo 2º, inciso I, da Resolução CSMPF nº 87, de 03 de agosto de 2006:

CONSIDERANDO que é função institucional do Ministério Público Federal a defesa do patrimônio público, da moralidade administrativa (artigos 127, caput, e 129, III, da Constituição Federal);

CONSIDERANDO ser função institucional do Ministério Público Federal zelar pela observância dos direitos sociais relativos à educação (art. 6º, caput, e 205 e segs., da Constituição Federal);

CONSIDERANDO que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE repassa aos Municípios recursos para financiamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar, destinado à aquisição de Gêneros Alimentícios para merenda ao corpo discente;

CONSIDERANDO a notícia divulgada na rede mundial de computadores, no site http://www.carlosbritto.com/, de irregularidades no que tange à falta de professores, merenda escolar e funcionários de limpeza no município de Casa Nova/BA e de que, em razão disso, estaria havendo retardo no início do ano letivo na maioria das escolas localizadas nas comunidades rurais da região Açude de Pedra;

CONSIDERANDO a existência de indícios de que as condutas praticadas configuram atos de improbidade administrativa previstos nos arts. 9º, 10 ou 11, da Lei nº 8.429/92.

Falta de professores e de merenda escolar em Casa Nova será investigada pelo MPF

  1. Osvaldo disse:

    Considerando …

    e que mais ?

  2. Rita Maria de Souza disse:

    Gostaria de informar que nas escolas públicas estaduais de Petrolina, também quase não tem tido merenda. Sem falar que quando tem não é de qualidade. A maioria das vezes os alunos comem pão puro por falta de suco, leite etc. É necessário que se faça essa investigação também nas escolas estaduais. Falo isso observando o que acontece na escola Humberto Soares ( COHAB V ) onde meu filho estuda. Sem falar que os alunos também não tem cadeira pra sentar.Está uma vergonha, alunos dividindo uma mesma banca.Isso só gera indisciplina. Pediria uma visita com entrevistas ao aluno para saber o que ele tem merendado e comprovar como eles estão sentando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários