Faculdade de Juazeiro diz que avaliação negativa do MEC está equivocada

por Carlos Britto // 23 de novembro de 2011 às 16:30

Em nota enviada ao Blog a  Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ)  presta esclarecimentos sobre a informação do MEC, que ameaça cancelar a autorização concedida à instituição para oferecer graduações, devido à baixa qualidade dos seus cursos.

Confira a nota na íntegra:

A  Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ) foi indevidamente incluída pelo Ministério da Educação (MEC) na relação de IES baianas (total de 47) que este órgão do Governo Federal afirmou, através de dados estatísticos, estarem ameaçadas de penalidades depois da publicação do Índice Geral de Cursos, IGC 2010.

Este índice tem caráter provisório e a responsabilidade pela elaboração é do INEP, instituto de estudos e pesquisas educacionais vinculado ao MEC. A publicação do IGC 2010 aconteceu em nível nacional na quinta-feira (17/11) e fez ecoar uma série de interpretações inconsistentes e equivocadas sobre a real situação de instituições como a FASJ.

Os estudantes matriculados nos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda conquistaram, respectivamente, as notas 3 e 4 no ENADE 2009 (numa escala que vai de 1 a 5), resultados que se destacaram em nível regional-local e permanecem válidos até a finalização do ciclo avaliativo do qual a FASJ faz parte e que somente será reeditado em 2012. Além disso, os dois citados cursos também conquistaram, há poucos meses, a nota três (3) em seus processos de reconhecimento (escala que vai de 1 até 5), sob os auspícios de professores-doutores nomeados pelo mesmo INEP/MEC.

A FASJ tem cumprido com toda e qualquer liturgia de exigências do atual Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com total transparência e seriedade, o que lhe rendeu inclusive a nota três (3) também no seu recém confirmado processo de recredenciamento, em condições satisfatórias. A escala de notas também vai de 1 a 5. Isto assegura que o Conceito Institucional (CI) nota 3 da FASJ substitua automaticamente o IGC nota 2 do ano 2009, conforme previsto na legislação em vigor.

Além do mais, o recredenciamento da FASJ foi confirmado pelo Relatório de Avaliação publicado no sistema eletrônico e-MEC (emec.mec.gov.br/ – vide opções consultas “interativa, “textual” ou “avançada”), datado de outubro/2011, depois de a IES submeter-se a um rigoroso processo de avaliação in loco.

Resta somente a publicação da portaria de recredenciamento no Diário Oficial da União (DOU), cujos prazos independem da nossa vontade. Dessa forma, é incompreensível que o INEP/MEC, com suas incompletudes e enviesadas intenções político-institucionais, ignore o princípio da distinção com intuito não declarado de produzir números “negativos” que gerem impactos na mídia e alimentem o estigma de “punição exemplar” até mesmo para as Instituições de Educação Superior (IES) que têm se empenhado diuturnamente, como é o caso da FASJ.

Diretoria Acadêmica da FASJ

Faculdade de Juazeiro diz que avaliação negativa do MEC está equivocada

  1. Patriciana disse:

    JUAZEIRO TEM:

    – PREFEITO RUIM

    – VEREADOR RUIM

    – TRANSITO PESSIMO

    – FACULDADE RUIM

    Juazeiro e Petrolina nem parecem irmãs… enquanto Petrolina cresce a cada dia, Juazeiro afunda no atraso.

    A FACAPE está entre as 90 faculdades de direito recomendadas pela OAB

  2. MARTA SUPLICI disse:

    VÃO ENGANAR O PICA-PAU. O ENSINO SUPERIOR TEM QUE MELHORAR SIM, O O ENADE ESTA AI PARA ISSO.

    NÃO SE ENGANE COMPANHEIRO, A FACAPE TEVE A APROVAÇÃO NA OAB, MAS POREM O ENADE FOI UM ANEGAÇÃO.

    QUALQUER FACULDADE NESSE PAÍS SEM TER UMA BOA AVALIAÇÃO NO MININO (BOA, NÃO TO FALANDO OTIMA NÃO). NÃO PODERAR TER ALUNOS PARA FAZER NENHUMA OAB.

    ESQUEÇA, SE NÃO FOR TOMADA MEDIDAS SERIAS PARA ESSAS FACULDADES PARTICULARES ESTAREMOS JOGANDO O NOSSO DINHEIRO MUITO SUADO NO LIXO, “PORQUE NÃO SOMOS DEPUTADOS ” OU OUTRO POLITICO QUE GANHÃO A VIDA NO MOLE.

    NÃO SE ENGANE A FACAPE É CARA, AINDA POR CIMA ELA TEM SUBSIDIO MUNICIPAL E TEM QUE TER MELHORES PROFISSIONAIS, AFINAL ELA É SIM CARA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários