Facção em Juazeiro usa marca famosa de carros para praticar crimes

por Carlos Britto // 23 de fevereiro de 2025 às 17:26

Foto: reprodução

Em todo o Brasil e no mundo, a marca Honda remete a uma empresa do ramo de automotivos. Na cidade Juazeiro, na região norte da Bahia, o nome também pode fazer referência a um grupo criminoso que atua no tráfico de drogas e é responsável por diversos homicídios no Vale do São Francisco.

A ‘Facção Honda’, que disputa a região com o Bonde do Maluco (BDM), foi criada por Manoel Luiz dos Santos Neto, que é filho de um ex-vereador do município que foi preso após fugir por mais de um ano da Polícia Federal (PF). Manoel Honda, como é conhecido, se apropriou da marca de carros e motos e a tornou um símbolo colocado até em pacotes de drogas.

No ano de 2021, Manoel já estava atuando na cidade com intensidade após sair do BDM, criando a Honda, sua própria facção. Nós acreditamos que a Honda já existia pelo menos no ano de 2018, após a ruptura. No entanto, ainda não conseguimos desvenda o porquê do nome”, conta um policial que investiga as atividades do grupo na região.

A Honda atua ainda em cidades como Petrolina (PE), Senhor do Bonfim (BA) e outras cidades do Vale do São Francisco. Em Juazeiro, sobretudo, a facção promove suas atividades criminosas em bairros como Centro, Coreia, Residencial Juazeiro 8, Santo Antônio e outros. A ação pela disputa de outros territórios com o BDM, no entanto, provocou um derramamento de sangue nas ruas da cidade.

O Anuário da Segurança Pública atesta o problema porque, em 2022 e 2023, Juazeiro ficou entre as dez cidades mais violentas de todo o Brasil. Em 2022, ocupou o décimo lugar do ranking, com uma taxa de 68,3 homicídios a cada 100 mil habitantes. Já em 2023, ocupou a sétima posição do ranking com uma taxa de 74,4 homicídios a cada 100 mil habitantes.

Um dos casos mais emblemáticos da ação da Honda se deu no mês de abril de 2023. Na época, durante a inauguração de uma praça pública no bairro Itaberaba, integrantes do grupo assassinaram Joanderson Andrade, que era conhecido como ‘Sorriso’, por interesses da facção que ainda não foram descobertos. O crime foi executado a mando de Manoel.

Histórico

O policial consultado pela reportagem afirma que o líder da Honda tem um histórico pesado de mando de homicídios. “Ele foi indiciado por quatro homicídios em um período curto de tempo. Nesse da praça, a vítima foi atingida por tiros de fuzil do calibre .556”, relata a fonte. Pelos crimes, Manoel foi preso e está no presídio de segurança máxima de Serrinha. Apesar da prisão do líder e do seu país, a polícia trabalha com a suspeita de que o irmão de Manoel, ao lado de dois outros traficantes, estejam no comando das ações da Honda na cidade. (Fonte: Correio)

Facção em Juazeiro usa marca famosa de carros para praticar crimes

  1. Esquerdista nojento disse:

    São os filhos do lula, quem apoia esses desgraçados é totalmente culpado disso, esquerdistas doentes nojentos.

  2. Andola disse:

    CALMA, deixem que o Pai do Pobres resolva!!!

  3. Antônio Marreco disse:

    Eita, que esses bolsonaristas gostam de atribuir a LULA até mesmo o surgimento de facções criminosas. Calma. Ligações fortes com milicianos quem tem é famiglia……

  4. Antonio disse:

    Nesse país ja cabe prisao perpetua. Há muito tempo.

  5. verlania disse:

    Engraçado como certos marrecos que acham ser papagaios repetem narrativas sem um pingo de noção da realidade. Esse tal de Antonio Marreco deve achar que facção criminosa surgiu ontem e que corrupção é exclusividade de um lado só. Miliciano, por mais criminoso que seja, impõe ordem onde o Estado falha — diferente de quem abre as portas para o caos e se abraça com traficantes e ladrões em nome de um projeto de poder. No fim, esse tipo de comentário só mostra o quanto a desinformação faz estrago na cabeça de quem acredita em contos de fada políticos. Esse Marreco nao passa de mais um jumento!

  6. Pombo Sujo disse:

    Acho que esse Marreco ai ta mais pra pombo sujo.
    Não sabe nem a diferença entre traficante e miliciano.
    Deve ser cliente de um deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários