Facape retoma atividades do projeto de Reciclagem de Lixo Eletrônico

0

Idealizado há 11 anos pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), o projeto  de Reciclagem de Lixo Eletrônico – cujo objetivo é recuperar equipamentos da área de informática e devolver para o uso, por meio de parcerias com projetos sociais – será retomado. Montado em um dos laboratórios da Facape, através de monitores voluntários e do coordenador do projeto, Vanderlei Gondim, as atividades, suspensas desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) voltarão nesta terça-feira (20). Os atendimentos para receber doações de equipamentos da área de informática serão feitos respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto ao  distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.

“Nosso foco é somente equipamentos de informática, porque o propósito do nosso projeto é fazer doações para instituições sociais. Nós já montamos laboratórios em escolas, na APAE de Juazeiro e na Uneb, onde tem um projeto social.  Nesse laboratório por exemplo, nós entregamos cinco computadores, impressoras e estabilizadores. Então nosso foco é receber a doação, fazer a recuperação do equipamento e depois fazer a doação para alguma instituição social”, explica o professor, ressaltando que o projeto não faz doações para pessoas físicas.

Além da função social, o projeto também traz capacitação e experiência aos monitores que trabalham na manutenção dos equipamentos. Cássius Dante é monitor do projeto há 3 anos e desenvolve atividades de supervisão, como acompanhamento e auxílio aos novos alunos que integram o projeto. “Nós desenvolvemos um treinamento assim que os novos monitores entram. É uma espécie de minicurso, que dá certificado e é importante para que os alunos entrem no projeto com alguma noção de manutenção. É um treinamento teórico e posteriormente, um treinamento prático”.

Os equipamentos doados passam por uma triagem para avaliação das condições de recuperação. Os que não podem ser consertados são separados e descartados em locais próprios para receberem esses materiais, de forma que não prejudique a natureza. O laboratório do projeto funciona nos dias de terça e quinta-feira, das 14h as 17h. Para mais informações sobre doação de materiais, os interessados podem entrar em contato através do número (87) 3866-3236.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome