Fábrica de processamento de frutas será instalada no Perímetro Irrigado de Curaçá

0

Cursos-Diversos-155Produtores e parceiros se reuniram na última quarta-feira (23) no galpão da agroindústria da Associação de Fruticultores do Projeto Curaçá (Afrupec), no Núcleo Habitacional da Zona Rural de Juazeiro (NH4) para comemorar a instalação e ativação da fábrica de processamento de frutas, que acontecerá em até 60 dias. A fábrica ficará no galpão da Afrupec no Perímetro Irrigado do Projeto Curaçá, onde existem 266 lotes de pequenos produtores, sendo 15 empresariais.

O 3° Encontro do Comitê Gestor reuniu os representantes das cadeias produtivas da fruticultura local. A Afrupec é uma associação organizada com 32 produtores, que tem como principais culturas o coco e a manga, além de maracujá, melancia – dentre outras.

O coordenador nacional de fruticultura do Sebrae-BA, Helbert Danilo de Sá, lembrou aos produtores que entrar em novo elo da cadeia produtiva é mais um desafio que vai além da infraestrutura.

O trabalho não para e, quando começar a funcionar e a vender, eles terão de gerenciar fornecimento do produto, padrão de qualidade e uma série de trabalhos a serem levados em consideração“, disse, destacando a atuação do Sebrae-BA em procurar parcerias estratégicas para fortalecer as ações dos gestores.

Representando o Instituto da Fruta do Vale do São Francisco, Josival Barbosa acredita que a agroindustrialização é importante para os produtores, mas ainda é preciso ampliar com novas implementações, a exemplo de uma fábrica de envasamento de água de coco.

Uma das maiores preocupações dos produtores e parceiros é a presença da praga agrícola moscas-das-frutas, tema da palestra do presidente da Moscamed Brasil, Jair Fernandes. A Organização Social (OS) está sediada em Juazeiro e suas atividades são voltadas para a produção de insetos empregados no manejo integrado, monitoramento e controle de moscas-das-frutas. As informações são da Agência Sebrae.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome