Exu prepara-se para 2ª Caminhada das Sanfonas

por Carlos Britto // 07 de novembro de 2021 às 21:48

Em comemoração aos 109 anos do Rei do baião Luiz Gonzaga, A cidade de Exu (PE), sua terra-natal, realizará a 2ª Caminhada das Sanfonas. O evento tem o objetivo de manter viva a memória de Gonzagão e o instrumento que o imortalizou.

Para isso, a produtora cultural Marlla Teixeira dará mais uma vez aos sanfoneiros a oportunidade de mostrar o trabalho deles e, consequentemente, prestar diversas homenagens ao ‘Mestre Lua’ (como Gonzagão também era carinhosamente conhecido).

A 2ª Caminhada das Sanfonas acontecerá no próximo dia 10 de dezembro, às 17h, com concentração na Praça Luiz Gonzaga, Centro de Exu.

De acordo com Marlla Teixeira, esta segunda edição marca ainda a retomada do setor cultural e de economia criativa. “A Caminhada das Sanfonas foi criada no ano de 2019, com o objetivo de resgatar e rastrear os sanfoneiros das regiões sertanejas, promovendo a cultura Gonzagueana e suas vertentes“, conta Marlla, ressaltando que é um evento gratuito.

A primeira edição reuniu mais de 100 sanfoneiros, de todos os gêneros e faixas etárias, com a participação do Projeto Asa Branca – Escola de Sanfona de Exu. “Na programação de 2019, contamos com a apresentações do Grupo da Associação de Mulheres As Karolinas, desfile de Vaqueiros encourados e um lanche com comidas típicas para os participantes“, lembrou Marlla.

Este ano a caminhada fará parte do primeiro evento-modelo de Feira de Economia Criativa, com exposição de artesanato, declamação de poesia, dança, apresentação cultural e artes de profissionais de Exu, com foco no trabalho manual feito nas associações, e que tenham como fonte de renda primária.

Programação

Além da 2ª Caminhada das Sanfonas, a programação contará com a 2ª Cavalgada Viva Gonzagão e a Feira de Artesanato das Karolinas. A feira acontece entre os dias 9 e 12 de Dezembro. “A sanfona é um dos instrumentos mais populares do Brasil. Devido à pandemia da Covid-19, não tivemos a caminhada ano passado. Portanto, este encontro através da caminhada é importante porque possibilita aos cidadãos um tipo de entretenimento que, ao mesmo tempo, promove e valoriza nossa cultura“, finalizou Marlla.

Exu prepara-se para 2ª Caminhada das Sanfonas

  1. Josefa Maria disse:

    Acho que existe um erro na data aí, próxima sexta feira é 12 e a caminhada parece que é dezembro. Vejam aí pra corrigir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *