Exu: Parque Asa Branca vai ser tombado

por Carlos Britto // 20 de março de 2009 às 19:40

O Parque Asa Branca, em Exu, no Sertão Pernambucano, deve ser tombado como Patrimônio Imaterial. O espaço foi criado por Luiz Gonzaga para servir de memorial dos ritmos nordestinos. A decisão foi tomada durante reunião realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Serra Talhada (PE), presidida pelo procurador da República Alfredo Carlos Gonzaga Falcão Júnior.

Participaram representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da organização não-governamental Parque Asa Branca, responsável pela administração do lugar.

Foi acordado que a Fundarpe vai enviar ao Iphan, até o dia 30 deste mês, os documentos referentes ao inventariado dos bens imóveis do Parque Asa Branca, resultantes do processo de tombamento já instaurado pelo órgão estadual. O Iphan irá concluir o inventário dos bens móveis e imóveis herdados por Luiz Gonzaga e consultar o Departamento de Patrimônio Imaterial do órgão, em Brasília, sobre a possibilidade de registrar a obra e vida de Luiz Gonzaga como patrimônio imaterial.

Parque Asa Branca

O Parque Asa Branca situa-se na zona rural do município de Exu, a cerca de 630 quilômetros do Recife. É considerado um dos mais significativos locais de preservação da memória do Rei do Baião. A propriedade, comprada pelo próprio Luiz Gonzaga e com cerca de 15 mil metros quadrados, conta com museu, palcos para apresentações artísticas, além do mausoléu do cantor

Exu: Parque Asa Branca vai ser tombado

  1. K H DÃO MALA KIA disse:

    Parabéns a todos os orgãos envolvidos e seus representantes.
    Valeu…!!!!!!!!

  2. José Lindomar disse:

    Antes tarde do que nunca! Tanto dinheiro jogado fora em projetos questionáveis e toda essa briga para investir na manutenção de em um símbolo da cultura nacional.

  3. Gilson Russo Pereira disse:

    VIVA GONZAGA ! VIVA O BAIÃO ! VIVA O NORDESTE ! PARABÉNS PELA INICIATIVA . NÃO ESQUECER DAQUELE QUE É O MAIOR MÚSICO BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *