Exu: Feira de Artesanato movimenta festejos de 110 anos de Luiz Gonzaga

por Carlos Britto // 09 de dezembro de 2022 às 19:00

Foto: Cortesia

Nas festividades dos 110 anos do nascimento de Luiz Gonzaga, o município de Exu, sua terra natal, no Araripe, também ganha o ritmo da Feira de Artesanato Economia Criativa na praça da Matriz, a partir das 10hs deste sábado (10). O evento terá a participação de diversos artistas locais e será aberto ao público.

No universo das comunidades artesanais brasileiras, 90% do segmento é formado por mulheres artesãs. Um exemplo está em Exu, Pernambuco. As mulheres artesãs levarão inovação, com um olhar sobre Pernambuco e região. A Associação de Mulheres As Karolinas, localizada na Comunidade da Vilha Nossa Senhora Aparecida, estará presente. São cerca de 36 mulheres, todas unidas e com a missão também de capacitar pessoas para a geração de rendas.

Neste mês de setembro, quando o município de Exu, completou 115 anos de emancipação política, um dos trabalhos que se destacou foi a releitura sobre a história da bandeira da cidade, realizada pela escola São Vicente de Paula, de Exu, por meio do professor Maiadson Vieira que também é um pesquisador.

No desenho da bandeira o milho representa a colheita através do trabalho duro e conhecimento dos ancestrais quanto a época de plantio sob as dificuldades climáticas da região. A índia segurando a lança representa a força feminina que luta como igual junto ao homem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.