Exposição sobre Nilo Coelho será aberta hoje no Museu do Sertão

por Carlos Britto // 16 de abril de 2012 às 09:10

O senador Nilo Coelho (1920-1983) ganhará uma exposição contando toda sua trajetória política. A mostra será lançada nesta segunda-feira (16), às 17h30, no Museu do Sertão.

Dinamicamente composta, a exposição traz peças do acervo museológico do Memorial Nilo Coelho, fotos e textos que evidenciam o percurso político trilhado por um dos mais ilustres filhos de Petrolina.

Assessora museológica da Secretaria de Cultura de Petrolina, Gílzia Brito trata essa mostra quase como um filho. E não é à toa. Ela passou o tempo de uma gestação (nove meses) para conceber a homenagem a Nilo, que terá a curadoria do arquiteto Cosme Cavalcanti.

Com extenso currículo político, o nono filho do coronel Clementino Coelho e de Josepha Coelho diplomou-se médico pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1944, assumindo seu primeiro cargo público, o de deputado estadual, em 1947. Depois vieram as de deputado federal, governador de Pernambuco e finalmente senador (último cargo que ocupou até falecer, em 09 de novembro de 1983).

Esses e outros detalhes complementares sobre a obra e a carreira de Nilo Coelho serão disponibilizados ao público. Aberta gratuitamente, a exposição ficará até o dia 11 de maio, de terça a domingo, das 9h às 17h. Depois disso seguirá em turnê. As escolas e grupos interessados podem fazer agendamento de visitação por meio do telefone 3862-1943. Outros detalhes podem ser obtidos também pelo telefone 3861-5157. O Museu do Sertão fica próximo ao prédio da agência do INSS e da Justiça Federal.

Exposição sobre Nilo Coelho será aberta hoje no Museu do Sertão

  1. Jonh disse:

    GRANDE sertanejo, acredito que notável! Em um momento decisivo da história política do Brasil e pressionado por forças poderosas para que ele adotasse uma certa atitude, ele teve coragem de exclamar; “… não sou presidente do senado do PDS, sou presidente do senado do BRASIL!” Que essa exposição sobre o GRANDE homem seja um sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários