Exposição fotográfica e literária em Juazeiro conta histórias da raça negra brasileira

por Carlos Britto // 24 de novembro de 2014 às 21:35

DSCN4863

DSCN4916

A Exposição Fotográfica e Literária ‘Negritude’, no Centro Integrado de Desenvolvimento e Igualdade Social – CIDS, na Praça Imaculada Conceição, em Juazeiro, leva os visitantes a voltarem no tempo e conhecer um pouco da história e belezas da raça negra brasileira. A exposição faz parte da programação do Novembro Negro e estará aberta para visitação, até o dia 27 de novembro, no CIDS, das 8h às 17h.

Na abertura da exposição, uma ambientação de época e exposição retratando os navios negreiros, reproduziram para os visitantes um ambiente sombrio e escuro, e podiam ouvir as chicotadas e os gritos de dor dos negros que eram trazidos nos porões dos navios da África para o Brasil, na época da escravatura.

De acordo com o curador da Exposição, Reginaldo Duarte, a ideia foi homenagear a negritude com fotos do cotidiano, de personalidades negras, a culinária, documentos, além de retratar a época da escravatura no país.

“Passamos mais de um mês pesquisando e organizando todo o material para a exposição. E o resultado foi o melhor possível, e ainda tivemos a oportunidade de contar com o Balé Afro, o Afoxé Filhos de Zaze, a capoeira e apresentações musicais”, ressaltou Reginaldo.

“Estamos muito felizes de ter oportunidade de sairmos da nossa comunidade do Quidé para levarmos a cultura negra a outras pessoas, e dessa maneira elas estão tendo a oportunidade de conhecer o trabalho lindo que realizamos”, agradeceu o presidente do Afoxé Filhos de Zaze, José Rosa, que também participaram do evento. (foto/fonte: Ascom PMJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários