Exposição de artista baiano sobre Capoeira está em cartaz em Petrolina

por Carlos Britto // 20 de outubro de 2015 às 21:02

exposição capoeira univasfCom a proposta de levar a arte da capoeira para diversos espaços, foi aberta ontem (19), no Hall da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Petrolina, a mostra de pinturas “Capoeira”, do artista baiano Sérgio Rabinovitz. A exposição já foi apresentada em países europeus como Inglaterra e Portugal. A mostra ficará em cartaz até 30 de outubro e é gratuita.

Produzidas entre 2004 e 2014, em tinta acrílica sobre papel Fabriano, as 30 reproduções estão no formato de 30 cm por 50 cm e foram feitas a partir de flagrantes dos capoeiristas “gingando” em espaços públicos e também reproduzindo a dança em seu ateliê. Rabinovitz é pintor autodidata, desenhista, fotógrafo, ilustrador e desenvolve seu trabalho artístico há mais de 40 anos, na cidade de Salvador.

Segundo ele, a ideia é mostrar parte dessa cultura que passou a compor sua criação. “Essa série foi desenvolvida focando na capoeira da Bahia, que apesar de ainda não ser muito valorizada, é conhecida mundialmente”. O artista pretende ainda levar a mostra para outros lugares. “Tenho ideia de levar a exposição para diversos públicos e espaços”, completou.

Aquisição

A série “Capoeira” já foi adquirida pela Burger Collection, coleção privada de arte contemporânea de Hong Kong, que reúne mais de mil obras de 120 artistas contemporâneos do mundo inteiro.

A mostra faz parte do Projeto Artes Visuais Integradas e Exposições Alternativas, promovido pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários