“Experimenta Cena” leva teatro de graça ao Sesc de Petrolina

por Carlos Britto // 24 de março de 2013 às 21:36

Sesc teatroUm olhar sobre a obra do maior comediógrafo de todos os tempos – Moliére – é o ponto de partida para o projeto Experimenta Cena, que o Sesc Petrolina apresenta de 25 a 31 deste mês na Sala de Dança, com entrada franca, sempre às 20h30, exceto no sábado (30) que começa às 16h.

A abertura da segunda edição do projeto, que marca também as comemorações pelo Dia Mundial do Teatro (27 de março), será nesta segunda-feira (25) com apresentação de duas obras monumentais: O Doente Imaginário e o Burlesco Assaz, que terão respectivamente a direção de cenas assinadas por Daniel Ribeiro e Jair Santana.

Segundo o coordenador do Experimenta Cena, Jailson Lima, o projeto tem como foco promover a experiência teatral, provocando o surgimento de novos artistas e espetáculos, a qualificação de atores e diretores e o fortalecimento da cena local. “Tivemos um primeiro momento com atores e diretores para uma oficina de Direção Teatral com o professor Érico José. Esse encontro estimulou o processo e o resultado ganha um novo corpo, vibrante e vivo com a criação de 10 cenas inéditas, a partir da poética do teatro físico, em trânsito com os textos de Moliére”, explica.

Programação

E o mesmo Molière, autor, diretor e ator francês, que revolucionou o teatro do século XVII com suas peças cômicas e críticas à sociedade da época, reaparece na terça-feira (26), com A Visita, sob a direção de Rafael Moraes, e Conflitando para Piorar, por Lú Dantas. Na quarta (27), o público poderá conferir: Toma meu o que é teu, dirigido por Joedson Silva, e O Arranjo para a filha doente, com a direção de Antonio Veronaldo.

O exercício do fazer/pensar e experimentar as mais diversas técnicas e estéticas na criação teatral continua na quinta-feira (28) com as apresentações: Pobre Homem, dirigida por Gleison Amorim, e em seguida Cátia Cardoso assume a direção de Escolhas de Moliére. No dia 29, na sexta-feira, a Sala de Dança recebe as cenas, Cacos de Moliére, com direção de Lucylene Lima e Don Juan, e A história de um lendário libertino fictício que causou mal estar na sociedade, sob a direção de Benigna Areias.

No sábado (30), será a vez do público assistir às 16h, Diálogos sobre cenas, com Érico José, e às 20h30 a aula espetáculo Trançados de memória de uma atriz-brincante, com Flávia Gaudêncio e direção de Érico José. E encerrando a segunda edição, de olho no surgimento de outros olhares artísticos na cena teatral, o Experimenta Cena apresenta no dia 31, às 20h30, o espetáculo Sacos Vermelhos com o Coletivo Passarinho e a direção de Rafael Moraes. (Fonte/foto: Clas Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários