Começaram a valer este mês os cursos de mototaxistas e motoboys exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito para as cidades que regulamentaram as profissões. Em Juazeiro os profissionais da Associação dos Condutores Autônomos, Profissionais de Motoboys e Mototaxistas da Bahia (ACAPMMEB) já teve sua primeira turma certificada. Os demais associados participam do curso a cada nova turma formada.
Os curso é oferecido pelo Sest/Senat em Petrolina. Controlar a moto e recuperar o equilíbrio após passar por obstáculos e manter a segurança em situações de risco são os objetivos das aulas práticas. Os mototaxistas também aprendem sobre leis, transporte de cargas e atendimento aos clientes.
Cerca de 50 mototaxistas da ACAPMMEB também ja estão com a Placa vermelha em sua motos, especifica para veículos que transportam passageiros e que só é concedida após o recebimento de certificado.
A resolução do Contran prevê 30 horas aula para quem quiser transportar passageiros ou mercadorias. E esta não é a única exigência, depois de completar o curso, os mototaxiatas aindapassam por uma avaliação.
Depois de aprovado, o motociclista deverá incluir os dados do certificado no sistema do Detran. Sem este registro, poderá ser autuado e perder cinco pontos na carteira. Dados de uma cooperativa em São Paulo mostraram que após as aulas, o número de acidentes caiu 30% em dezembro.




gostaria que na minha cidade tivesse o curso de moto fretista pois mototaxi e diferente de motoboy.goiana pe
;