Restrição de trânsito na Ponte Presidente Dutra deve começar no início de 2025

por Carlos Britto // 18 de novembro de 2024 às 13:00

Foto: Blog do Carlos Britto

Informações obtidas com pelo Blog indicam que o tráfego de veículos pesados na Ponte Presidente Dutra, que liga Petrolina (PE) a Juazeiro (BA), será restringido em breve. A medida faz parte de um planejamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para evitar congestionamentos durante as obras estruturais previstas para o lado baiano da ponte.

A previsão inicial é de que a restrição se inicie entre janeiro e fevereiro de 2025, quando serão retirados elementos estruturais no lado de Juazeiro. Durante esse período, apenas veículos leves e de pequeno porte terão passagem liberada integralmente. Já os veículos pesados – aqueles com mais de três eixos – só poderão atravessar a ponte no período noturno, entre 21h e 5h da manhã.

Além disso, o DNIT planeja criar pontos de parada e descanso em ambas as cidades para que os motoristas desses veículos possam aguardar o horário liberado para a travessia. Mesmo assim, estima-se que parte dos caminhoneiros possa optar por rotas alternativas, como a ponte do Ibó, na Bahia, ou o trajeto via Sobradinho, embora esta última também esteja em obras. Outras soluções, como o uso de balsas para transportar veículos entre os portos de Juazeiro e Petrolina, chegaram a ser cogitadas, mas enfrentam entraves logísticos e burocráticos.

A medida ainda não foi oficialmente divulgada pelo DNIT para evitar impactos prematuros na rotina da população, mas deve ser amplamente comunicada quando as operações estiverem próximas de começar. O Blog seguirá acompanhando esse fato e trará novas informações assim que forem disponibilizadas.

Restrição de trânsito na Ponte Presidente Dutra deve começar no início de 2025

  1. Sempre alerta disse:

    Aonde os caminhoneiros vai parar e estacionar o dia todo? Aí quando chegar o horário de passar vai ser aquele congestionamento e tormento!

  2. Heraldo Francisco da Silva disse:

    o serto e a construção de uma nova ponte

  3. Pollux Cordeiro de Souza disse:

    Caro amigo, não vi detalhes do projeto, porém ouvi falar que é prevista a remoção da banca, que divide a cidade. Desse modo pergunto:
    1) Os serviços de demolição e retirada dos entulhos, que vão praticamente paralisar o trânsito, que liga o nordeste e o sul, estão previstos para durar quanto tempo?
    2) Os entulhos retirados da demolição, que serão de grande volume, serão descartados aonde?
    3) Os custos desse serviço, que, entre demolição, retirada e transporte do entulhos, montaram em altos custos, estão previstos no orçamento total?
    4) A obra já foi licitada? E, se sim;
    5) Qual a empresa vencedora?

  4. Frederico Carlos de Aguiar disse:

    Os motoristas irão pernoitar na casa de Miguel Coelho /Fernando Coelho

  5. Moacir Lima disse:

    Tb acho que deveria ser construída uma nova ponte ! Espaço tem!

  6. kármico disse:

    O “serto” é “certo”.

  7. RODRIGO PEREIRA DA SILVA disse:

    Site do DNIT, licitação 405 de 2022. Ela foi divulgado dia 26/9, um dia antes da motociata do minto com o padre de festa junina, todas as informações de projeto e valores estão lá.

  8. RODRIGO disse:

    Site do DNIT, licitação 405 de 2022. Ela foi divulgado dia 26/9, um dia antes da motociata do minto com o padre de festa junina, todas as informações de projeto e valores estão lá.

  9. EDEILSON GONCALVES DA SILVA disse:

    Povo não colabora. Todos sabem que não se faz omelete sem quebrar os ovos. Na ampliação da ponte houve o mesmo transtorno mas acabou e ficou bom demais. A construção de uma nova ponte seria ótimo porém é um devaneio pra esse tempo. Paciência!!!

  10. Frank José Alves dos Santos disse:

    Faz o L

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Se reclamasse entrava na lista de cidades estratégicas para receber intervenção