Exames gratuitos de mamografia não são utilizados pelas juazeirenses

por Carlos Britto // 02 de abril de 2009 às 14:00

Uma pesquisa divulgada hoje revelou que entre as brasileiras de 35 a 65 anos, 31% nunca realizaram um exame de mamografia. O alerta faz parte de uma pesquisa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), realizada pelo Instituto Datafolha.

Em juazeiro, o Instituto de Prevenção Ivete Sangalo, que funciona como extensão do Hospital de Câncer de Barretos-SP realiza trabalhos gratuitos de prevenção ao câncer de mama, mas não tem toda sua demanda de atendimento utilizada pela população feminina. O Instituto oferece mamografia a mulheres de 40 a 69.

A assistente social do Hospital de Câncer de Barretos, Naima Khatib conta que existem 50 vagas/dia para mamografia no Instituto, em Juazeiro, mas infelizmente não são preenchidas. “É preciso que as mulheres da cidade despertem o interesse em se prevenir, pois essa facilidade é difícil em muitos lugares no país, que muitas vezes demora 3 meses para conseguir uma vaga. Por isso pedimos para que elas procurem o agente comunitário ou enfermeira de seu bairro e se cuidem”, chamou atenção.

De maio de 2007 a janeiro de 2009 foram notificados em Juazeiro 53 casos (sem óbito) positivos de câncer de mama e encaminhados para tratamento. Segundo dados de 2009 Instituto Nacional do Câncer-Inca, no Brasil, morre quase dois mulheres/hora de câncer de mama.

Nesta sexta-feira (03) será realizada uma caminhada de sensibilização da mulher para a prevenção do câncer de mama,  em comemoração antecipada ao dia Mundial de Saúde (07/04) com apoio da Secretaria de Saúde de Juazeiro.

Exames gratuitos de mamografia não são utilizados pelas juazeirenses

  1. ATENTO disse:

    O maior adversário do câncer (e de outras moléstias, também), mas o câncer em particular, é a desinformação. Há campanhas, é verdade… mas é necessário se fazer uma massificação maior sobre essa doença!

  2. Sara disse:

    Seria importante que os agentes de saúde fizessem esse trabalho de conscientização junto às famílias.

  3. ANALIA disse:

    BOA TARDE!! gostaria de saber um tel. em sampa para agendamento de exame na mama gratuito,pois tenho 48 anos,muito obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *