Exaltação da tradição e fé marcam Forró da Espora e 77ª Missa do Vaqueiro de Petrolina

0
Vaqueiros percorrem ruas de Petrolina. (Foto: Ivaldo Reges)

Após nove dias de vasta programação no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, o São João de Petrolina teve, na manhã deste domingo (24), a 77ª Missa do Vaqueiro. Realizada às margens do Rio São Francisco, a cerimônia reuniu milhares de pessoas, dentre elas, centenas de homens e mulheres do campo montados a cavalo, para acompanhar um espetáculo de fé e exaltação da cultura sertaneja.

Na noite anterior (23), aconteceu o tradicional Forró da Espora, no Estádio Municipal Paulo de Souza Coelho. Quem comandou a festa dos vaqueiros por lá foi a banda Forró Novo Esquema, além dos cantores Adenys Vaqueiro, Lu Vaqueira e o sanfoneiro Sérgio do Forró.

A cavalgada deste domingo saiu do Estádio Paulo Coelho em direção à Porta do Rio. Além da celebração religiosa, presidida pelo padre José Guimarães, o público ainda pôde acompanhar a apresentação de Elenildo do Acordeon.

(Foto: Ivaldo Reges)

A manifestação faz um resgate do legado cultural, suas vestimentas e religiosidade, e homenageia todos vaqueiros que já partiram. Durante a celebração, foi feita a benção dos instrumentos usados pelos vaqueiros como: gibão, chocalho, guarda peito, perneira, chapéu, peitoral, luvas, botas, búzio, corda de laçar e cavalo.

Miguel Coelho e Fernando Filho. (Foto: Ivaldo Reges)

O prefeito Miguel Coelho acompanhou todo o evento, juntamente com o deputado federal Fernando Filho. “Tradição, cultura, fé e história. Essas palavras representam o sentimento envolvido em mais uma missa do vaqueiro“, comentou o gestor, através de redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome