O debate sobre a gestão do Hospital Dom Malan (HDM) não para de esquentar.
O ex-secretário de Saúde de Petrolina, José Britto Veiga, esclareceu no Blog os questionamentos feitos por outro ex-secretário da pasta, José Menino, em relação aos comentários que havia feito anteriormente. Confiram:
Dr. José Menino, o sr. fala com propriedade e conhecimento. O que o sr. esquece é que uma recomendação do Ministério da Saúde não é lei, o hospital não deixou de ser um bem do estado, não. Ele foi cedido em comodato (COMODATO = Contrato em que alguém entrega a outra pessoa coisa NÃO FUNGÍVEL, insubstituível por outra da mesma espécie, qualidade e quantidade, para ser usada TEMPORARIAMENTE E DEPOIS RESTITUÍDA. É um empréstimo gratuito, uma cessão de uso, pelo qual se transfere apenas a posse do bem, não se transmite seu domínio)
Então, para deixar claro, sou solidário a todos os prefeitos que passaram pela gestão municipal, pois tenho a certeza que eles tentaram fazer o seu melhor, tentaram assumir o filho dos outros mesmo sabendo que a tarefa era inglória. Sou solidário com todos, pois sei que são vítimas das gestões estaduais, principalmente de Jarbas Vasconcelos, que sucateou a Secretaria Estadual de Saúde, que nunca cumpriu a EC 29, que nunca fez os repasses devidos a Petrolina e a nenhum município do estado, que viu o sertão mendigando recursos, como eu fiz na gestão de Dr. Gentil Porto, e por se tratar de um petrolinense (cidadão diplomado), me concedeu 150 mil reais por um período de 3 meses, cortando após esse prazo.
Errado é o estado de Pernambuco, que nunca fez a pactuação intermunicipal, deixando que os municípios invadissem uns aos outros, repassando responsabilidades para municípios maiores e mais preparados, como acontece até hoje com Petrolina, que atende cerca de 56 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Piauí e da Bahia, sem receber nada por isso.
Petrolina chegou a investir no ano de 2005 com o prefeito Fernando Bezerra Coelho cerca de 19% da sua arrecadação em saúde, mostrando todo o empenho que o prefeito tinha na tentativa de melhorar a saúde da sua população, enquanto nesse mesmo ano o estado investiu apenas 7%, onde o correto seria 12%.
Enfim, o HDM é do Estado, deve ser custeado pelo estado com contrapartida do município, deve ser tratado com respeito por toda a sua importância regional, deve ser tratado com respeito por todos os funcionários que estão dando parte de suas vidas para mantê-lo, deve ter o mesmo investimento por parte do estado que os hospitais da capital e zona metropolitana do Recife têm.
Estou aguardando a retomada do HDM pelo estado e torcendo para que tudo que o hospital se propõe funcione da melhor forma, salvando vidas, tratando bem a todos que necessitam de seus serviços. Agora quero ver a conta disso tudo!
José Britto Veiga/médico



Concordo com Dr. Brito em tudo que ele diz mim lembro dessa transferencia em forma de comodato do estado para o municipio na epoca eu era conselheiro municipal de saude representando os profissionais tecnicos e auxiliares de saude do estado HDM e o Governador Jarbas vasconcelos na realidade foi muito ingrato com a saude e com o hospital Dom Malan. Parabens Dr. Brito pelos seus comentarios neste blog de credibilidade
Caro Brito Veiga,
Você está de parabéns pelas suas colocações, tanto pelo equilíbrio, como pela demonstração de conhencimento de causa. Na verdade Dr. Júlio teve um ato de grande coragem em devolver ao Governo de PE o que é de sua propriedade e ao qual nunca deu a real importância. Qual petronense pode citar uma única semana nos últimos 15 ou 20 anos, durante os programas de rádio diários ou nos jornais da TV, em deixou-se de falar mal ou algo negativo que fosse a respeito do HDM? A resposta é: NENHUMA. Pois a pauleira em cima do “mote” HDM é praticamente diária. Dr. Brito, apesar de todos os esforços, foi vítima também, porém os maiores sacrificados e as verdadeiras vítimas sempre foi a população pobre e carente de toda a região e principalmente os petrolinenses, que nunca tiveram um atendimento digno e à altura do que sempre mereceram. Com toda certeza o estado agora pode corrigir essa injustiça já que o governador disse que “assume e dá conta”. Vamos todos ficar de olho e cobrar que ele cumpra o prometido e dê conta mesmo.
Agradeço o espaço.
Humberto Santos Filho
Jarbas teve sua culpa, mas o que importa eh o atual culpado por tudo isso: Eduardo Campos e seu governo provinciano! Dudu tem dinheiro pra construir 20 UPA’s e 3 hospitais em Recife, mas nao tem pra Petrolina. Exigimos que o Estado construa um novo hospital em Petrolina e 3 UPA’s, e assuma o HDM com investimentos passado, do contrario os eleitores vao dah o troco em outubro!
Jah nao aguentamos um governo tao provinciano e centralizador como esse!
Basta!
Como a proximidade das eleições e a política miúda e míope distorce a realidade dos fatos. Quando a incompetência é presente, normalmente o incompetente culpa a o responsel maior por sua mediocridade. Perguntem ao Dr. José Mendes porque a saúde em Petrolina não funciona. Ele é um profissional serissimo e que não corre de parada nenhuma.
Tudo bem, que ninguém fique agora querendo ter razão. Vamos ser felizes, dando um tiro nesta história. Ela já está bem mastigada. Vamos aguardar a nova administração do HDM.