Ex-secretário de saúde de Petrolina desabafa sobre questão do HDM

por Carlos Britto // 13 de abril de 2010 às 14:02

A polêmica envolvendo a gestão do Hospital Dom Malan (HDM) mereceu um desabafo do médico José Britto Veiga. Ex-secretário de saúde do município na terceira gestão do ex-prefeito Fernando Bezerra Coelho, José Britto criticou a posição do vice-governador João Lyra Neto, que na última sexta-feira (9) trocou acusações com o prefeito Júlio Lóssio na Emissoria Rural.

José Britto disse que os investimentos feitos pelo estado na saúde de Petrolina são desiguais em relação à Região Metropolitana do Recife, atribuindo o fato a questões políticas. Confira, na íntegra, o desabafo do ex-secretário:     

O que escrevo não tem cunho político. Apenas escrevo por ter, em um período de 2003 a 2005, participado ativamente nas atividades de saúde do município de Petrolina. O que o prefeito Júlio Lóssio esta fazendo agora em 2010, ia ser feito também em 2005, e já devia ter sido feito há muito tempo.

O que temos que entender é que o HDM é um hospital do Estado, entregue ao município para sua gestão, no intuito maior de trazer as decisões de saúde para o município, e assim, mais perto da população, sendo que: nunca foi repassado o valor correto de custeio do hospital; o estado, ao longo dos anos, foi se esquivando do financiamento do hospital tratando as gestões municipais de forma desigual, trata de acordo com os interesses políticos e não de acordo com a necessidade financeira.

O estado dá, a toda hora, exemplos de desigualdades. basta olhar o custeio do hospital Miguel Arraes no Recife, um hospital de pouco mais de 100 leitos, 124 em funcionamento, acho eu, recebe do estado um valor de cerca de 3 milhões de reais por mês, enquanto o HDM, com seus 239 leitos recebe do estado cerca de 600 mil reais. O que ha de diferença? os doentes do sertão são diferentes dos das áreas metropolitanas? Por que o estado investiu mais de 10 milhões de reais em equipamentos para o Hospital Miguel Arraes e não investe uma mínima parte disso para equipar o HDM, que é seu? Por que o Estado fez um contrato mensal de cerca de 1,5 milhão de reais com o IMIP para gerir o HDM, admitindo essa necessidade de custeio, e para a gestão municipal só passa 600 mil? o que há de diferença entre a gestão do IMIP e do município no que se refere à necessidade de recursos? O HOSPITAL É DO ESTADO E COMO DONO ESSE DEVERÁ CUSTEAR SUAS NECESSIDADES.

Ora vamos ser honestos, não admito o vice-governador do estado vir pintar de bom moço nas rádios de Petrolina. Por que ele não pinta de bom moço falando com o governador para cumprir a Emenda Constitucional 29, que estabelece o mínimo de recurso a ser destinado à saúde pelos entes federativos, sendo o estado de Pernambuco um dos únicos no Brasil a não cumprir tal emenda, enquanto os municípios, inclusive Petrolina, gastam mais do que estabelecido?

Por que ao invés do vice governador vir cobrar do município o que foi gasto em saúde, de forma explícita e organizada ele não dá o bom exemplo e faz essa explanação das contas do Estado? As decisões são políticas, o prefeito Júlio Lóssio é mais uma vítima que se soma às milhares que necessitam do HDM, vítima da falta do estado, vítima da desigualdade de tratamento, vítima de interesses pessoais.

Diziam que na época de Jarbas Vasconcelos, o governo do estado governava de frente para o mar e de costas para o sertão. E hoje, em que direção está os olhos do estado? Será que em algum momento a brisa fria do mar trará sensação desagradável ao governo estadual, fazendo o governador querer esquentar-se ao sol do sertão? Vamos esperar…

Ex-secretário de saúde de Petrolina desabafa sobre questão do HDM

  1. irmão Carlos disse:

    Parabéns…
    Tenho uma admiração fora do comum pela pessoa, pelo profissional que é o Dr. Brito, e venho através deste parabeniza-lo pela coragem que coloca suas palavras. concorde em todos os graus com o que o Senhor disse. Os verdadeiros Petrolinenses, que conhecem a historia dessa cidade sabem da importancia do HDM, para esta cidade e os outros 55 municipios que utilizam o HDM.
    um forte abraço a você britto pela materia…
    um forte abraço a você Dr. Brito pela coregem e luta…

  2. INTEMPESTIVO E INOPORTUNO disse:

    È ESTRANHO QUE PRONUNCIAMENTOS COMO ESTE VENHAM A PÚBLICO AGORA. POR QUAL MOTIVO O EX-SECRETÁRIO NÃO FEZ AS SUAS CRÍTICAS E DENÚNCIAS À ÉPOCA EM QUE ESTEVE NO CARGO???
    PORQUÊ SÓ AGORA “ABRE O JOGO”? É POR ISSO QUE NINGUÉM ACREDITA NOS GESTORES. ENQUANTO BENEFICIADOS POR CARGOS E OUTRAS BENÉFICES CALAM-SE E, ENQUANTO O SEU SALÁRIO ESTIVER SENDO CREDITADO, ENGOLEM SAPOS E COBRAS. QUANDO PERDEM A “MAMATA” AÍ BOTAM A BOCA NO TROMBONE.
    UM JUIZ NÃO OUVE COMO TESTEMUNHAS PESSOAS QUE TENHAM (OU JÁ TIVERAM) INTERESSES NA CAUSA POSTA A JULGAMENTO. O BRITTO VEIGA JÁ ESTEVE À FRENTE DO HDM E NADA FEZ. AGORA ATIRA PRÁ TODO LADO, PRINCIPALMENTE PARA O LESTE, PARA O LITORAL. SÓ QUE UMA DESSAS BALAS PERDIDAS PODE ATINGIR O SEU PRÓPRIO PÉ.

  3. FERNANDO disse:

    DEPOIS QUE O SECRETARIO FERNANDO BEZERRA SAIU DA DISPUTA DO SENADO,SEUS ALIADOS SÓ SABEM BATER NO GOVERNO DE EDUARDO O QUE MUDOU TÃO DEPRESA A OPINIÃO DE VOCES!!!!!

  4. iraci dias disse:

    até que enfim algem falou a verdade
    parabens

  5. iraci dias disse:

    até que em fim alguém falou a verdade.
    PARABÉNS

  6. Maria Carvalho disse:

    Brito,

    Acompanhei sua luta enquanto secretário e a entrega do cargo por falta de condições de trabalhar. Antes tarde do que nunca o povo do Sertão chama a atenção a um problema crônico no SUS, investir no privado e insuficiente no público. Isto se deve ao fato de que há sim muitos interesses que o SUS não der certo, assim as pessoas estarão na mão do sistema privado e sem falar nos votos que as promessas trazem. O investimento do governo no sistema privado é vergonhoso.

  7. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

    E VOCES QUERIAM O QUÊ????JÁ ESQUECERAM O ULTIMO GOVERNO DE ARRAES, UM DESASTRE TOTAL, ASSALTOS NAS ESTRADAS, SAUDE NEM SE FALA, EDUCAÇÃO UM DEUS NOS ACUDA, GREVE TODO O ANOS DE SEU GOVERNO, COM O NETO NÃO VAI SER DIFERENTE E OS PRECATORIOS.

    A FALÊNCIA DO HDM E A MESMA DO ESTADO JÁ QUE OS RECURSOS FEDERAIS ESTÃO DIMINUINDO.

    ACORDA MENININ, É O EFEITO COCA-COLA, BEBERAM AVONTADE E AGORA É HORA DE ARROTAR.

  8. Marco Antonio disse:

    Dr. Jose Brito, sera que o problema e porque nao tem o nome da sua familia, sera que Joao Lira, pode explicar porque o IMIP precisava de UM MILHAO E MEIO, e quer que o prefeito se vire com 600.000,00 e um bricalhao, enquanto o Hospital Miguel Arraes, que atende menos que aqui, tem TRES MILHOES, esse governador que acha que pode fazer politica com a saude das pessoas e no minimo um covarde, agora ele vai estar aqui em Petrolina na sua campanha, o povo daqui vai aguardar ele para dar a resposta pessoalmente, Joao Lira aqui nao e Caruaru nao, o senhor e o governador aguardem que Outubro estar chegando, Caruaru bate de um lado, que Petrolina bate do outro.

  9. jorge disse:

    Agradeço por nos ter brindado com essa aula de cidadania e conhecimento de causa …..

    Valeu Zé Brito !

  10. Coruja disse:

    Parabéns Zebrito. Votei em Eduardo, mas acho uma grande falta de respeito com a população levar um assunto tão sério para o lado pessoal e da politicagem em véspera de eleição. É um bom governante mas uma autocrítica é bem-vinda para a sua próxima gestão.

  11. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Sempre cantei essa bola! O Estado só se preocupa com Recife. Petrolina não recebe investimentos estadual não é por culpta de FBC. O problema é que o Governo Estadual não tá nem aí nem vai chegando. O que importa é a saúde de Recife, é a educação de Recife,é a violência em Recife. Inclusive Eduardo Campos se comporta mais como prefeito de Recife do que como governador!

    Lembro-me que a única obra que ficou do governo de Arraes foi o presídio situado no Jatobá, não me lembro de outra. Ou seja, o que Arraes e agora seu neto reserva para nossa cidade é transformá-la em depósito de presos de Recife!

    Mas a eleição tá chegando! Ele vai ter o mesmo destino que tiveram Jarbas e os outros governadores que o antecederam! Pelo menos aqui em Petrolina!

  12. Ilusionismo disse:

    É sempre assim. Por um interesse pessoal qualquer ou por alguma mágoa retida, as pessoas se manifestam quando ninguém nem esperava. Às vezes nem por uma nem por outra razão. Pode ocorrer uma manifestação, como uma forma de se solidarizar-se com um amigo que passa por algum tipo de frustração na política por exemplo. Efeito retardado, quando aquele seu amigo já superou a frustração. Já está noutra, deu a volta por cima e bola pra frente.
    A emenda constitucional Nº29 se refere a obrigações da Federação. A Esfera Federal é a toda poderosa e mesmo assim precisa de planejamento.
    O Estado está aplicando os recursos no que foi programado e não deve ser desviado para uma unidade fora do programado já que pertence a um município.
    O HDM foi para o Município por pedido de Petrolina e para isto acontecer precisou de tempo para se fazer o plano financeiro e locação dos recursos. Para tanto leva certo tempo. Agora o Estado se dispõe recebê-lo de volta porque o município, de repente, não está mais suportando. Para que se o receba de volta também carece de um tempo. O governador pediu 90 dias e o prefeito, como um bom improvisador, quer entregar de imediato. Também não pode ser assim.
    A intempestividade é que está tornando esta administração um caos em todos os setores.
    Concordo que o interesse político está em todas as ações e acima de tudo. Neste momento o prefeito acha que encontra um caminho de saldo político na criação de fato catastrófico, abandonando o HDM, porque o Estado não pode receber na data que ele quer entregar. Ora meu amigo este Hospital vem funcionando, com limitações é verdade, há muitos anos, mas procurando avançar e avançou. A entrada do IMIPE foi uma bela iniciativa. Lamentávelmente a miopia do nosso prefeito o fez enxergar diferente.
    A saúde está capenga no país todo. Em alguns lugares, onde se administra melhor ela está menos ruim. Por que então este prefeito acha que deve criar um impasse assim.
    Estou com o Ministério Público. Se ele fizer mais este dano de não administrar o HDM até se que transmita cautelosamente as responsabilidades existentes entre o Ministério da Saúde, Estado e município o prefeito terá que responder judicialmente pelos danos.

  13. Cerpa de antilopes disse:

    Cade os Cuelho que pediram pra municipalizar p HDM? Na epoca, a populacao local seria melhor gestora que o Estado..

  14. José Britto Veiga disse:

    No texto que escrevi deixei bem explicito que o meu pronunciamento estava longe de ser uma jogada politica, mesmo sabendo que tem repercusões politicas. Errei em nao deixar claro que sou aliado político de Fernando Bezerra Coelho, sou grato e reconheço tudo que ele fez e continua fazendo para o estado de Pernambuco e principalmente por Petrolina, mas, ser aliado político de alguem, nem cala nem nunca vai calar meu pensamento nem minhas atitudes. Nao vou responder a INTEMPESTIVO E INOPORTUNO, pq nao acredito e não respeito quem se esconde atras de codinomes para se manifestar. Quem trabalhou comigo ou me tem como profissional de saúde, sabe da minha seriedade e meu respeito por tudo que eh público, sua forma de escrever me dá indícios de quem você é, e como radialista que acompanhou meu trabalho enquanto secretário não devia fazer críticas a minha postura quanto profissional, vc sabe que sou sério e honesto. Não tenho medo de atirar para lado nenhum, principalmente pq como todos os meus atos faço com a segurança da verdade e da decência.

  15. Aliado disse:

    Aliado?
    Então é -a la Ciro Gomes-, dando dor de cabeça aos proprios aliados.

  16. Dra. Maria Aparecida Coelho disse:

    Caro amigo Britto, quero parabeniza-lo pela sua colocação oportuna. Se Petrolina tivesse metade da população com a sua idoneidade moral, seu compromisso profissional, e o seu grande coração estariamos numa cidade modelo porem, infelizmente a grande maioria é de pessoas intempestivas e inoportunas, além de tudo covardes que sequer mostram a cara. Geralmente este tipo de gente ou tem o rabo preso ou tem telhado de vidro.

  17. Candido Miranda disse:

    Jose Brito, responder a pessoa tipo(INTEMPESTIVO E INOPORTUNO) é perder tempo, só os covardes fazem certo tipo de comentários e não tem coragem de assinar seus depoimentos, para quem conhece voce e sua familia ,sabe muito bem de seu CARÁTER e RESPONSABILIDADE ,principalmente com as coisas publicas,exemplo de profissional e amigo,

  18. Ana Clara disse:

    Muito bem, Dr. Britto sou paciente do Sr. e lhe conheço algum tempo,não fique triste com o comentario desse idiota(Intempestivo e Inoportuno) esse(a) só quiz dizer o que é. Eu o admiro muito, o Sr. é um Excelente preofissional ….

  19. evandro disse:

    esta ana clara pense que puxa seu saco até demais é de sua Familia.
    Ó COITADA

  20. ate quando! disse:

    LEIS DO SUS

    1 – Constituição Federal Seção II. da Saúde.
    Documento na integra…

    Art. 196, 197, 198, 199, 200

    Assistência à saúde por parte do estado e o direito de todos. Regulamentação, fiscalização, controle, execução. O Sistema Único e suas diretrizes. O direito de assistência à saúde por parte da iniciativa privada. As competências do SUS nos temos da lei.

    2 – Lei Orgânica da Saúde/nr. 8080, de 19 de Setembro de 1990.
    Documento na integra…

    Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e das outras providências.

    Art. 1oº Esta lei regula, em todo território nacional, as ações e serviços de saúde, executados, isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado.

    3 – Lei No 8142, de 28 de Dezembro de 1990.
    Documento na integra…

    Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e das outras providências. (Conferência de Saúde, Conselhos de Saúde, Recursos – Fundo Nacional de Saúde).
    4 – Decreto No 99.438, de 07 de agosto de 1990.
    Documento na integra…

    Dispõe sobre a organização e atribuições do Conselho Nacional de Saúde, e das outras providências.

  21. Fernanda disse:

    Dr. Brito!
    Nem lhe conheço, mas gostei da sua seriedade, estamos sendo vítima de politicagem,
    Chega de propaganda…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários