O ex-secretário de Educação de Petrolina, Fernando Schuler, decidiu enviar este artigo ao Blog a respeito do parque de lazer que o prefeito Júlio Lóssio deseja implantar.
Para o ex-secretário, esse é o tipo do assunto que deveria ser mais bem discutido entre vários segmentos da sociedade, a exemplo de líderes empresariais e comunitárias. Confiram o artigo de Schuler na íntegra:
A criação de Parques pelos prefeitos dos municípios brasileiros é um bom negócio para poucos ou para muitos?
Embora vejamos as decisões dos prefeitos serem tomadas dentro dos seus gabinetes, não incorporando aí a participação dos munícipes no processo de definição e execução ou no controle e avaliação dos seus resultados, nem das Câmaras de Vereadores ou Associações de bairros, a população sempre reage aos pomposos e barulhentos anúncios com certa desconfiança.
Como em outras propostas de possíveis benefícios à população, o projeto de novo parque deveria passar por consulta pública às comunidades e lideranças empresariais, tipo as discussões do orçamento participativo. Apresentar-se-ia a idéia e os munícipes suas sugestões.
Pelo que temos lido, as pessoas em geral não desejam nada sofisticado, mas, bem cuidado e limpo. Com aquele capricho que chama a atenção de quem já quase esqueceu o que pode ser um espaço publico bem mantido. Nos finais de semana, a população gosta que se lhe ofereça lazer barato e compensador, um passeio para os pais e ocupação para suas crianças. As diversas idades se sentindo bem e integradas.
Será que os cidadãos do município devem sonhar com algo grandioso, um santuário vivo no meio da cidade? Pelo que vemos atualmente, todo o projeto de parques e praças planejados para os próximos anos, são espaços áridos, sem verde, sem flores, sem vida e quase sem árvores. Espaços projetados de costas para as pessoas. Construções caras em que domina o concreto e o abandono depois das inaugurações.
Enquanto os políticos, os de antes e os de agora, se esforçam em querer nos convencer que teremos parques e espaços públicos para o lazer, para caminhar, para paquerar ou viver melhor, nos perguntamos: e por que não participamos das discussões desses projetos?
Como na nota da Prefeitura há uma comparação com o Central Park de New York e o anunciado, oferecemos aos leitores um pouco da história do nova-iorquino e uma foto panorâmica:
O Central Park é um grande parque com 341 hectares dentro da cidade estadunidense de Nova Iorque, no estado de mesmo nome. Possui uma área de 3,4 km², e está localizado no distrito de Manhattan.
O parque, que existe há 150 anos, é considerado, por muitos nova-iorquinos, um oásis dentro da grande floresta de arranha-céus existente na região. É um lugar onde as pessoas podem diminuir o ritmo frenético de Nova Iorque: as pessoas podem sentar em um banco e ler o jornal, conversar com os amigos, jogar, andar de bicicleta ou brincar com as crianças.
Com os aproximadamente vinte e cinco milhões de visitantes anualmente, o Central Park é o parque mais visitado da cidade e aparece em muitos filmes e programas de televisão, tornando-o conhecido no mundo todo.
Embora o parque pareça natural, ele é, na verdade, ajardinado quase inteiramente e contém diversos lagos artificiais, trilhas para caminhadas, duas pistas de patinação no gelo, um santuário vivo e campos diversos.




Respondendo à pergunta do primeiro parágrafo: Para poucos e amigos.Poderia usar esse dinheiro e resolver o problemas dos esgotos a céu aberto, por exemplo (e para citar só uma coisa). Acho que as pessoas que vivem na doença e fedentina agradeceriam muito.
COMO TODO EX, O QUE NOS RESTA PENSAR QUE É UMA PITADINHA DE CIÚMES.
As pessoas não participam das decisões da prefeitura porque não se interessam por política, não se interessam em ir a uma sessão de sua câmara municipal.
A maioria das pessoas na verdade, não sabe nem o que quer.
Se fizer uma enquete na cidade e perguntar se querem um São Jão de Arromba ou uma Vaquejada com entrada gratuita, com bandas caras de fórró, o povo vai escolher isso.
Não adianta querer dá ao povo, a voz q ele não tem!
Infelizmente é isso, temos a cultura do desinteresse histórico por decisões e participação política, como pode esse povo saber se é benéfico ou não a construção de um espaço verde?
Sempre quem decide, são os poucos, é uma realidade!
Agora, ficar dizendo que o parque vai ser abandonado, antes do mesmo ser construído, é no mínimo pensar bem pequeno.
Temos a Guarda Municipal pra q?
Não é pra cuidar do patrimônio da cidade?
Essa onda de pessimismo e de criticar por criticar com sugestões de outras obras na ponta da língua, não adianta.
Acho que tudo q é feito em benefício de todos, (e espaço verde aberto é em benefício de todos) deve ser apoiado!
Vamos deixar de questionamentos bestas, vivemos num mundo de poluição, num semi-árido hiper quente…espaço verde é bem vindo sim!
Se as pessoas ao invés de criticarem, plantassem uma árvore, o mundo seria bem melhor e Petrolina seria muito mais arborizada.
Tem q investir em saúde, tem claro, não só em saúde, mas educação, segurança, infra-estrutura, TUDOOOO!
É uma problemática global, não temos um problema específico, temos um pouco de tudo, agora querer barrar construção de parques públicos, é um pensamento muito pequeno.
Que venham os parques verdes e as quadras pra prática de esporte, elas são tão importantes quanto investimento na saúde, a final qualidade de vida também é saúde minha gente, vamos acordar!!!
Parabéns ao prefeito, independente de ser Dr. Júlio Lóssio!!
Louvável e apoiado!!!!
Texto interessante, mas vem de um “ex”.
a população precisa e merece SIM algo grandioso.
So nao esperamos em pé!
De críticos o inferno está cheio. Quem crítica deveria cobrar dos seus políticos governistas que ajudem com verbas essa grande obra. Em vez de criticar, vamos ajudar. Não queria que os deputados da região ficassem só criticando, gostaria de vê-los cobrando de Lula e Dudu as verbas que a Prefeitura precisa pra realizar os investimentos que os petrolinenses tanto necessitam.
Quem aparece de 4 em 4 anos pra criticar, e nunca pra dá solução, merece apenas respeito, pois defendo a liberdade de expressão, mas aparecer em período eleitoral para criticar um projeto que pode ou não dá certo. Essa política da esquerda de fazer milhões de reuniões e no final acaba fazendo o projeto dentro do pensamento petista, não adianta nada, só atrasa as obras. Veja o caso da transposição, o que adiantou tanta reunião dentro do Comitê da Bacia e no final Lula passou por cima da decisão soberanda do comitê. Reunião petista é só conversa pra boi dormir.
Se fosse ideia da turma do FBC estaria todo mundo achando uma maravilha, mas como é o Lóssio ai todo mundo é contra… É PRECISO AMAR PETROLINA!
caros amigos, acredito que sejá uma grande obra e deve ser muito bom para a populção entretanto ando nas ruas e vejo muitas ruas escuras
Odacy tinha o Governo Federal do seu lado; tinha o deputado Fernando Filho do seu lado; tinha o super secretário FBC do seu lado; tinha o deputado Geraldo Coelho do seu lado; tinha o governador do Estado do seu lado. E o que fez!! aquele monstro de concreto da av. Dom Vital. Então meu caro… o passado depõe contra você.
Tô vendo que a assessoria do prefeito agora arranjou o que fazer, colocar comentário no Blog, fica bem claro a tendêcia. Tem tanta coisa nessa cidade que se precisa fazer, ai vem essas utopias idiotas de Central Park. Nos poupe prefeito!
prefeito, se quer marcar sua administração, não marque com um elefante branco deste tamanho.
a população de petrolina tem outras prioridades.
só pra lembrar o enorme parque municipal está muito mal cuidado e a tal internet sem fio deste mesmo parque só funcionou por um mês e acredito que só não está abandonado porque a guarda municipal ainda marca presença.
então como é que o sujeito sai com uma bobagem destas se nem o que tem consegue cuidar direito?
precisamos de lazer gratuito pra familia sim e afastado de bares, mas acredito que não prescisa de algo tão grande e que com certeza vai ficar abandonado sob a alegação de que é caro cuidar.