Ex-premiê britânica Margaret Thatcher morre aos 87 na Inglaterra

7

thatcher_640x454Morreu na manhã desta segunda-feira, 08 de abril, em Londres a ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher. Ela tinha 87 anos e sofreu um acidente vascular cerebral, segundo seu porta-voz, Lord Bell.

Conhecida como Dama de Ferro, ela foi a única chefe de governo britânica mulher e liderou o Reino Unido entre 1979 e 1990, o período mais longo de mandato na política britânica desde o século 19.

Pertencente ao Partido Conservador, conseguiu a reeleição e a liderança do governo em três eleições parlamentares –1979, 1983 e 1987. Ela renunciou ao cargo em 1990 e deixou a Câmara dos Comuns (Parlamento) em 1992.

A política econômica durante seu mandato foi de desregulamentação do setor financeiro, na flexibilização do mercado de trabalho e na privatização das empresas estatais, sendo uma das principais defensoras do neoliberalismo.

Na política externa, atuou em forte coordenação com o presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan e fez duras críticas à antiga União Soviética, que viria a acabar em 1991.

Além disso, impulsionou as tropas britânicas que combateram contra a Argentina na Guerra das Malvinas, em 1982.

A Dama de Ferro não falava em público desde 2002, quando foi desaconselhada por médicos a se apresentar diante de grandes audiências após uma série de pequenos derrames, que deixaram como sequela confusões ocasionais e perdas de memória. (Folha de São Paulo)

7 COMENTÁRIOS

  1. Para mim, esta tirana não fará falta alguma.
    O que ela fez no período da famosa “Guerra Fria” e contra os nossos irmãos Argentinos, para ela e muitos que, são considerados, dama, mão e testa de ferro, a morte é pouco.
    Deveriam pagar um preço antes de partir desta para o andar superior.
    É éste o meu desabafo.
    Abraços.
    Abelardo Coelho

    • Uma das principais aliadas do ex-presidente Reagan, Margaret Thatcher ficou conhecida como “dama de ferro” e compôs a chamada “era Thatcher-Reagan”, a partir do início dos anos 1980, implementando políticas neoliberais durante o período político-financeiro em que o imperialismo mais se estabeleceu, com exemplo deu o ponta pé nas privatizações e o Brasil copiou a sua ideia.
      Como exemplo desta grande proeza, vejam a crise que a Europa está atravessando. E qual foi a origem? As Privatizações….
      Durante a Guerra Fria, Reagan desencadeou o processo armamentista mais virulento, investindo no desenvolvimento de equipamentos bélicos e mísseis como os “cruises”, que foram adaptados pelos EUA para transportar ogivas nucleares, em quatro modelos diferentes.
      Abraços.
      Abelardo Coelho.
      Recife-PE

  2. Nossos hermanos tiveram o que procuraram, ela apenas defendeu os interesses do seu país, coisa que nossos governantes atuais não fazem, preferem ficar bajulando ditadores de araque em republicas de bananas.

  3. Essa sim, foi uma grande líder, e uma heroína para seu povo. Dilma se espelha muito nela, mas está fraquejando na hora de lutar contra os principais males do país, como a corrupção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome