Ex-prefeito João Paulo: “PT tem cometido os mesmos erros”

por Carlos Britto // 18 de maio de 2009 às 06:20

joao-paulo-1Na entrevista que concedeu no  final da manhã de ontem (17), ao Blog, o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), não mediu palavras ao comentar sobre a posição do seu partido nas eleições do ano que vem. O presidente estadual da legenda, Jorge Perez, já manifestou que quer o PT ocupando a chapa majoritária do governador Eduardo Campos (PSB) – seja disputando o Senado ou ocupando a vice do governador.

“É uma decisão equivocada. Você não pode estar no governo ocupando um cargo e condicionar a participação numa chapa majoritária. O PT está cometendo erros políticos, como já cometeu outras vezes”, avaliou o ex-prefeito.

As rusgas internas do partido (que já são conhecidas) começaram há cerca de 20 dias, quando o secretário estadual das Cidades, Humberto Costa, condicionou o apoio à reeleição do governador Eduardo Campos (PSB) ao PT disputar uma vaga ao Senado ou na vice de Eduardo. A decisão teve respaldo total do presidente Jorge Perez.

Não é de hoje que Jorge Perez e Humberto Costa não falam a mesma língua de João Paulo. Quando João da Costa (apadrinhado pelo ex-prefeito)  foi candidato a prefeito do Recife,  Jorge e Humberto  eram contra. 

Como pertencem a alas distintas dentro do próprio PT, as divergências vieram à tona novamente, agora em relação à majoritária.

O ex-prefeito revelou, inclusive, ter apoiado a nota feita pelo PSB estadual repreendendo duramente a posição do PT. “O presidente (Jorge Perez) reafirmou isso como uma posição coletiva, mas foi individual”, afirmou.

João Paulo lamentou a “decisão isolada” dos dois integrantes do partido porque, além de ter tratado de forma desrespeitosa o vice-governador João Lira Neto, aliado de primeira hora de Eduardo Campos, também afrontou o governador.

“Ele (Eduardo) é quem vai compor uma chapa que vai lhe proporcionar as melhores condições de se reeleger. Foi como se quisessem tirar o governador da coordenação desse processo”, criticou o ex-prefeito.

 Por Antonio Carlos Miranda

  

Ex-prefeito João Paulo: “PT tem cometido os mesmos erros”

  1. deusinelio disse:

    Aquele lá atrás é Antonio Araujo??? Meu deus, esse homem tentou ser vereador, deputado estadual e nunca emplacou! Conseguiu a proeza de apoiar Gonzaga na eleição de prefeito/2008, mesmo sendo do partido de Julio Lossio… Te cuida João Paulo!!! Esse aí é mais pé frio do que Ricardo Banana…

  2. ATENTO disse:

    Só quem não conhece o PT por dentro, como é o caso desse Antonio Carlos Miranda e o Carlos Britto, para descreverem de forma tão simplista a situação do PT em relação às eleições de 2010 e publicá-la. Outro fato, é que estamos apenas em maio/09, muita água ainda vai passar por baixo da ponte. JP ir para a imprensa e dizer que retira a candidatura para o senado, ao meu ver, é jogo de cena ou pura precipitação. JP sabe muito bem que, em política, quando se diz não, está reafirmando um sonoro sim.

  3. Pedro AlvesCabreira disse:

    Texto corrigido:

    A matéria reproduziu sem profundidade meias-verdades aventadas pela imprensa os últimos dias. E João Paulo completou com declarações pra lá de desagregadoras, má intencionadas, como sempre o fez.
    Todo mundo sabe que Eduardo comandará o processo de formação da aliança, mas daí a achar que ninguém pode opinar, é pura conversa para agradar o líder socialista. Eduardo é líder, é governador, mas não é o rei da cocada preta.
    E tem mais, o presidente do PT estadual Jorge Perez não condicionou nada, nem ele nem Humberto, em relação a nova chapa 2010. E muito menos desmereceu o vice João Lyra. Apenas declarou honestamente que a discussão seria outra, diferente da eleição anterior, quando o PT entrou na jogada apenas no segundo turno, como Armando do PTB.
    Agora, 2010 é outra história sim. Mas o próprio PT só discutirá isso depois de fevereiro do próximo ano.

  4. Sigmaringa disse:

    ESSE JOÃO PAULO TEM UMA VONTADE DE SER CORONÉ…ELE ENCAMPOU MESMO O QUE AMÍDIA PREGOU NA SUCESSÃO DE RECIFE “JOÃO PAULO É O COORDENADOR DO PROCESSO”, MESMO ELE CONHECENDO A DEMOCRACIA INTERNA DO PT ELE ASSIMILOU ESSA DE SER O COORDENADOR DO PROCESSO E TERMINOU ELEGENDO AQUELE “BONECO”, SEM ENHUMA EXPRESSÃO, EM DETRIMENTO DE NOMES COMO O DE HUMBERTO COSTA, MAURÍCIO HANDS, FERNADO FERRO E TANTOS OUTROS. ELE (JOÃO PAULO) QUIZ MOSTRAR FORÇA….AGORA GUENTE, POIS É HORA DE HUMBERTO MOSTRAR SUA FORÇA E COLOCAR ESSE EX-PREFEITO NO LUGARZINHO DELE, DE PLANÍCIE. ELE EMNDIGOU TANTO UMA “BOQUINHA” NO GOVERNO LULA, MAS NÃO TEM MUITA QUALIFICAÇÃO, NEM A SIMPATIA DE LULA. LULA BEM SABE QUE ELE É TÃO TRAÍRA QUE DEFENDEU ATÉ QUE LULA NÃO FOSSE CANDIDATO….TENTOU SER O COORDENADOR DA CAMPANHA DE DILMA, MAS PARECE QUE NÃO COLOU. AGORA FICA PLANTADO FATO NA MÍDIA, PRA VER SE PERMANECE EM EVIDÊNCIA….ME POUPE. ACHO QUE O PT DE PERNAMBUCO TEM SIM OUTROS NOMES, TÃO BONS E FORTES PARA VICE, PARA SENADO, PRA QUALQUER OUTRA FUNÇÃO. NÃO É UM PARTIDO DE CORONÉ, COMO PENSA SR. JOÃO PAULO.

  5. Licia disse:

    Humberto mostrar sua força??? Que força??? Humberto é o Ó….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *