Ex- alunos de Centro Educacional de Sobradinho (CES) relembram os 40 anos da escola

por Carlos Britto // 02 de setembro de 2013 às 09:33

cesDepois de 40 anos de muita história e lembranças, alguns ex-alunos do Centro Educacional de Sobradinho (CES) reencontram-se para matar a saudade de uma escola que foi referência no ensino da região. Muitos desses estudantes -como Marcone Robson, hoje residente em Arapiraca (AL), e Ivanildo Antonio, ex-secretário municipal de Cultura em Camaçari (BA) – vieram a Sobradinho para a festa do CES. A programação que relembra toda essa história aconteceu no sábado (31/08) e contou com momentos de homenagens a ex-professores, ex-funcionários e ex-alunos da escola.

Fundado em 1973, a escola mantida pela Chesf abrigou ao longo dos anos os filhos dos trabalhadores que construíram a usina de Sobradinho. Nessa época, moradores das Vilas Santana, São Francisco e São Joaquim se misturavam nas séries dos chamados ensino primário e ginasial. Um período de doces lembranças e de importantes fatos que marcaram esses 40 anos do CES, reavivados pelos ex-alunos que iniciaram seus estudos nos anos 70 e 80, que hoje trazem com muita precisão a memória de uma época de glamour na história de Sobradinho.

 As emoções externadas por esses ex-alunos do CES fazem referência a todos da época marcada de importantes fatos que não se apagam de suas lembranças. Os jogos escolares, a Banda Marcial e as aulas de mestres dessa escola são relatadas com precisão por estudantes como Francisco Assis Oliveira (Birico), Nédio Borges, Alcides Moreira e Heraldo Silva. Apesar de todo um saudosismo esses ex-alunos lembram que a escola foi marco fundamental em suas vidas porque cumpriu muito bem seu papel, quando naquela época se preocupou em formar cidadãos. (Com informações de Raimundo Fábio/para o Blog)

Ex- alunos de Centro Educacional de Sobradinho (CES) relembram os 40 anos da escola

  1. Helena P. Vicente disse:

    Me chamo Helena,e sou ex-aluna do CES e é uma pena não ter comemorado essa festa maravilhosa, espero que nos 50 anos esteja se Deus permitir. Um forte abraço.

  2. YASODHARA CHAGAS BARATA LIMA disse:

    Sou Yasodhara Barata,meus pais Ary Barata e Zoíla Barata foram professores do CES, e eu tive a sorte de estudar nesse colégio cujo ensino interdisciplinar movido por arte e educação nos proporcionou lembranças e aprendizagens eternas .

    1. Antonio Teodorio disse:

      Fui aluno de Ary e Zoíla Barata, e me lembro de Zeib. gostaria de saber como e onde vocês estão.

  3. Jurandir Santos Macedo disse:

    tenho lembrança de todos meus professores do C.ES e professores como I
    vonise, maria auxiliadora, professor Batolomeu, Hamilton, joão paulino professor Raimundo contribuíram muito para que eu me tornasse uma pessoa melhor, agradeço também meus amigos de infância,pois tive uma infância maravilhosa, muitas dessas lembranças eu devo ao C.E.S

  4. jackson antonio rodrigues disse:

    estudei de 1974 ate 1980 gostaria de encontral amigos

  5. Glicério Valeriano disse:

    Estudei por volta de 1974/1975 boas lembranças – Glicério Valeriano.

  6. Maria Arlinda disse:

    O CES mora em mim eu coração e sempre que tenho oportunidade falo dele. Nossa como tenho saudades.
    Estudei de 1974 a 1980. Gostaria muito de reencontrar meus colegas sou María Arlinda, qdo tiver eventos me convida por gentileza. Sou irmã de Jocelio e Mazarelo eram bastante conhecidos aí.

  7. Ivanildo Antonio da Silva disse:

    Me chamo Ivanildo Antonio da Silva (Ivan Antonio) Sou poeta, compositor, cantor, ator, diretor de teatro e cinema e estudei no CES de 1974 a 1983 sou muito grato a todos os professores desta sagrada escola em especial a dois professores que muito contribuíram pra eu ter me tornado o artista que sou hoje.. Professora Ana Bispo (Português) e professora Fátima Holanda de teatro. Saudade eterna .Estive em uma das confraternizações dos ex alunos e foi linda. Inesquecível. Espero voltar lá qualquer dia desses.
    Há braços!
    Ivan Antonio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários