Eu escolho você!

por Carlos Britto // 10 de março de 2009 às 07:00

Pessoal, ontem tive que fazer uma viagem rápida, cheguei tarde da noite, e não pude acompanhar a sessão da câmara. Mas acho que vocês já sabem do resultado. O aumento para os funcionários e a criação de novos cargos foi aprovado com larga vantagem.

Apenas a vereadora Márcia Cavalcante se posicionou contra.

Cada vereador já tem nove cargos, mas acham pouco.
Como é cedo, não pude me inteirar, mas prometo que ainda hoje trago novidades.

Vamos agora procurar saber quantos cargos “efetivos” receberam aumento, pois me disseram que foram pouquíssimo e que o aumento foi mesmo para quem assumiu em Janeiro, os de confiança dos vereadores. Vou procurar saber ainda, e espero que me liberem a lista, que como cidadão comum tenho direito a pedi-la: Quem serão os contratados? Pra gente checar os parentes e nepotismos cruzados.

Antes que comecem as críticas e reclamações quero novamente me manifestar a favor do aumento de salário e de oportunidades de trabalho. Mas também me posicionar contra as ações precipitadas, eleitoreiras ou benefícios pessoais em detrimento dos anseios da comunidade.

E apesar do que possam achar, não sou contra os vereadores sistematicamente. Gosto muito de alguns, amigo de poucos e me dou bem com todos. Só que eles legislam e eu faço imprensa. E imprensa independente. Hoje não tenho patrão e eles são empregados do povo. Meu dever é informar e o deles esclarecer e como o blog cabe opinião coloco a minha sim, senhor e não serei tutelado.

Um amigo que está secretário municipal brincou comigo no sábado dizendo: “Você vai ser persona não grata na câmara”.

Mas é que entre quem não entende notícia imparcial e o público que muito respeito e que abre o blog pra acompanhar, eu prefiro o público. Eu escolho você!

Eu escolho você!

  1. ROBSON PATRÍCIO disse:

    Como você mesmo falou Carlos Brito que o único vereador que não votou favorável foi a Vereadora Márcia Cavalcante, já tinha ouvido o posicionamento da Vereadora anteriormente na Rádio Grande Rio AM, posicionamento coerente e responsável, demonstrando no seu discurso preocupação com os eleitores que lhe confiaram o voto, ela dizia em suas palavras que “todos os Vereadores deveriam, no mínimo, estudar mais o Projeto e não simplesmente votar por votar”.
    É amigos, até quando nossos Legisladores vão tentar nos enganar, aconselho aos nossos VEREADORES, estudarem um pouco da vida de muitos lideres em nossa história, pra se ter um pouco de decência, respeito e principalmente MORALIDADE COM A CAUSA PÚBLICA, e ao nosso querido povo ABRAM O OLHO, estejam atentos a esta nova câmara, pois já mostraram pra que vieram, com exceção da Vereadora Márcia Cavalcante que está de parabéns pelo posicionamento sério.

  2. José Peixoto Borges disse:

    Carlos Brito,

    Parabenizo a reportagem e o repórter pela atuação nesta caso da criação de novos cargos na Câmara de Vereadores.
    Realmente é uma aberração e imoralidade o que os Vereadores fizeram.
    Parabéns também à única Vereadora que teve a firmeza de ir contra os interesses de seus colegas e que ficou ao lado da coerência, a Vereadora Marcia Cavalcante.
    Vamos ver agora se o Prefeito vai sancionar o Projeto de Lei. A bola passa para ele. A lei só tem validade se ele sancionar no prazo que a lei lhe faculta. Só depois é que os Vereadores poderão começar a farra. Isto vai lá para o final do mês.
    Talvez fique valendo a força de Dr. Augusto junto ao Prefeito.
    Parabéns

  3. José Peixoto Borges disse:

    Carlos Brito,

    Ainda bem que existe o seu Blog agora em Petrolina, para que possamos fiar sabendo destas coisas. Se fosse no passado, tudo passaria e os projetos seriam aprovados, sem que a população tomasse ao menos conhecimento.

    Parabenizo também o comentário do Pe. Antonio sobre o mesmo assunto. É muito lúcido e coerente a proposta.
    O Projeto de Lei dá um aumento para os poucos cargos efetivos da Câmara. Não sei se são 5(cinco) pessoas. Na realidade, a maioria são cargos comissionados.
    Soube que já existem 200 e que eles criaram assim, com a aprovação do Projeto, mais 50.
    A Câmara vai ficar com mais cargos comissionados do que a própria Prefeitura. Isto é um absurdo pela diferença das estruturas. Tá parecendo a Câmara de Jaboatão de Guararapes, onde se observou já vários escândalos.
    O dinheiro correspondente à criação dos cargos, que soube ser mais de R$100.000,00 por mês, deveria ser devolvido para a Prefeitura, como disse Pe. Antonio, que com ele poderia fazer várias obras e serviços indicados pelos Vereadores, como por exemplo, só para colocar o assunto da semana, recuperar o matadouro, que serve a toda a população da cidade.
    Se o dinheiro fosse devolvido mensalmente, em vez de criar cargos só para criar e gastar o dinheiro que é repassado, que ainda é calculado do mesmo modo quando a CÂMARA tinha 21 Vereadores, ao final de 4 anos, teria o Município uma economia de R$4.800.000,00.
    E ainda assim a Câmara funcionaria muito bem, pois que como voce disse, cada Vereador tem 9 assessores e o Presidente deve ter uns 50 cargos comissionados à disposição dele.
    O Jailson Queiroz, Diretor da Câmara indicado pelo Presidente Ozório, deve ser o comandante da tropa que quer receber as dívidas de campanha do Vereador Ozório, pois todos os credores devem agora receber um cargo. É o que se comenta nos quatro cantos da cidade.

  4. Pe. Antonio disse:

    A vereadora Márcia Cavalcante merece elogios por essa posição. É esse o papel do Vereador. Infelizmente Petrolina, embora seja a cidade que é, a população ainda não exerce a democracia. A população precisa acompanhar mais e com mais eficiência o que acontece na Legislativo e Executivo. Afinal aqueles que xercem os poderes foram eleitos e têm salários pagos com o dinheiro do povo. Embora concorde com a opinião de Carlos Brito quando se posiciona pela criação de mais emprego, acho que não é papel da Câmara criar emprego aumentando numero de cargos de assessoria para os gabinetes de vereadores. O aumento para os funcionarios funcionários efetivos da Câmara é justo, mas aumentar numero de assessores dos gabinetes é uma ação descabida. E quem exerce cargo publico tem que se acostumar a ser cobrado sim. Pois todos sabemos como são gerados os recursos que o Prefeito administra e os que são repassados para Câmara. O dinheiro é originado com os impostos que pagamos. Além dos impostos embutidos no valor de tudo que compramos, muitos como eu pagamos imposto de renda. 27 % do meu salário é descontado como imposto de renda. Portanto, é um direito de cada cidadão não só opinar, mas exigir que se faça bom uso desses recursos….Se a sobra da verba fosse devolvida para a Prefeitura, mais empregos poderiam ser criados com mais obras e mais serviço público.

  5. ANONIMO POREM JUSTO disse:

    TODOS SABEM QUE METADE OU MAIS DESSES SALARIOS VAO PARA O BOLSO DOS PROPRIOS VEREADORES (A MAIORIA) QUE NAO PAGAM INTEGRALMENTE AOS SEUS COMISSIONADOS, POR SUA VEZ ELES CALAM PRA NÃO PERDER A BOQUINHA….Q VERGONHA !!!!

  6. bento gonçalves disse:

    Engraçado é que até o final, eles garantiram q o projeto nao seria votado na sessão de ontem. Teve gente da imprensa que comeu mosca, mas por culpa deles, dos vereadores. é brincadeira?

  7. ATENTO disse:

    Levando em consideração que a matéria foi aprovada sem o voto da vereadora Marcia Cavalcante, é de se esperar que a nobre edil, no mínimo, não se utilize dos recursos (humanos e financeiros) aprovados. Faça doação… empregue em campanhas etc.
    Volto a afirmar que tudo isto se deve:
    1) Pq a PEC não foi votada pelo Senado como foi votada na Câmara;
    2) Pq o Executivo faz o repasse sobre o limite máximo.

    Esses dois pqs ninguém comenta. Então, a falha vem de longe e tem que ser combatida no seu nascedouro.

  8. Mery disse:

    Meu caro Carlos Britto, sua notícia está longe de ser imparcial. Não duvide de nossa inteligência. sua carga emotiva e exagero ao defender augusto Coelho como “perseguido” mostra isso. Não se trata de inquisição. É que um velho ditado diz: “Quem é sujo não fale do mal lavado”.
    Estamos numa democracia. A câmara foi provocada e vai responder. Quem ataca tem que olhar se não fez travessuras no presente e no passado. Tem que ter moral praatacar, porque atacar é fácil. É certo vc colocar sua opinião, vc está fazendo isso. Mas lembre que ela sai em maior destaque, então não venha com essa de que você imparcial, porque você não é. Joga para a torcida, como muitos vereadores, muitos políticos.
    Eu continuo lendo seu blog, mas não menospreze minha inteligência.

  9. Elaine Graziela disse:

    Acho que realmente foi de foram precipitada a forma como fora aprovado o Projeto de aumento de cargos e salario na camara, mas daí a achar que a vEreadora Marcia Cavalcante, em que pese o respeito que ela merece, é a guardiã da moralidade…vai uma distancia tremenda…por exemplo…vcs sabias que em vez de 9 a vereadora já possui 12 assessores…9 no gabinete e atraves da mesa…

    com a palavra o povo e a Vereadora

  10. Paulo disse:

    Conclusão:

    SÓ TEMOS MÁRCIA CAVALCANTE COM HONESTIDADE.
    Espero que a mesma não seja perseguida pelos colegas.

    Ah, sim:
    Cristina Costa, estou decepcionado com vc.

  11. Opara disse:

    Cristina votou em causa própria… mas duas vagas para os “diferenciados” assessores dela. Mery imprensa nenhuma é imparcial… assim como sua opinião também não o é.

  12. Mery disse:

    O blogueiro falou que é imparcial, meu caro Opara.

  13. Roberto Tavares disse:

    Carlos Brito depois divulgue o nome dos cargos comissionados, precisamos saber quem são as peças para podermos denunciar ao ministério público, vai haver muito nepotismo e nepotismo cruzado, esses vereadores picaretas já disseram pra que vieram.

  14. Roberto Tavares disse:

    Lamentável a decisão da Câmara de Vereadores, e o povo continuará na pior como sempre! Parabéns Marcia Cavalcante, foi a única que honrou o voto.

  15. Revoltado disse:

    Interessante, o discurso da vereadora Márcia é uma contradição. Presa pela honestidades e serenidade da sociedade e massacrou os funcionários da empresa administrada por ela e seus familiares, onde nós passamos anos com salários atrasados, férias vencidas e FGTS retidos, e quando fomos demitidos saimos sem direito a nada, e tivemos que procurar a justiça a fim de solucionar os nossos problemas financeiros. Que bonito vereadora…

  16. Leninha disse:

    Opara…
    Se você estiver encomodado com a atuação de Cristina Costa na Câmara, é bom procurar o que fazer invés de criticá-la, pois ela já defendia causas populares antes mesmo de se eleger, participando com guarra dos movimentos sociais educacionais, sindicais e etc… Deixe de inveja e dispeita; é melhor varolizar o trabalho dela por que a mesma está contribuindo para o crescimento do município.
    Procure conquistar o seu espaço na mídia com boas ações , assim como ela faz, se oriente linguarudo.

  17. Sinfronio disse:

    A atuação de Cristina Costa é inquestionável. Quem critica esta parlamentar são os seus adversários políticos, gente que vive da velha política e se incomoda com os defensores dos trabalhadores, como ela. É uma parlamentar exemplar. Petrolina, agradeça a Deus por te-la como representante do povo.

  18. simplesmente incrível disse:

    Roberto Tavares, realmente a Vereadora Márcia merece ser parabenizada pelo discurso contraditório, enquanto os vereadores tem 09 assessores, a mesma já tem 12 assessores. Votou contra o projeto e é a maior beneficiada, pois, engana a população de honrar o voto e ainda fica com 14 assessores, enquanto os demais ficam com 11. Essa sim é vereadora…

  19. Povo lezim disse:

    Oia aí, minha gente, veriadoura é essa… só num sabe matemática que 12 + 2 ´´e igual a 14 que é maior que 9 +2 que é igual a 11
    isso é que é respeitu pelo povu, por minha genti, pelo que creditu.Respeitu por Julim que meu mais uns carguim.Oia aí, minha gente é só somar 3+3+3+3+3 menos 1.TÕ pagandoooooooo

  20. tabareo disse:

    Marcia Cavalcanti
    Loba em pele de ovelha
    Demagogia pura

  21. KABEÇÃO DODOI. disse:

    Carlos Britto.
    Meus parabéns por sua colocação no titulo EU ESCOLHO VOCÊ.
    e com certeza é conosco que voce deve contar.
    Aos Senhores(as) revoltados que falam da Vereadora Marcia Cavalcante. MUITA PACIENCIA com voces.

  22. J. Paulo disse:

    SO PRECISAMOS SABER SE A VEREADORA IRÁ ABRIR DOS ASSESORES QUE TERÁ DIREITO, PARA ,MANTER A COERENCIA A MESMA TERÁ QUE ABRIR NÃO E NÃO INDICAR NINGUEM, FORA ISSO É SO JOGAR PARA A PLATEIA

  23. LUCIANO ALVES DA COSTA disse:

    O assunto tá encerrado. O projeto foi aprovado e ponto. Agora é cobrar serviço desses assessores em vez de ficarmos aqui divagando sobre quem votou ou nao votou. É lúcido lembrar, que existem fora á vereadora que votou contra o referido projeto, que existem ainda 13 outros vereadores que disseram simà esse aumento no numero de assessores, e nao apenas Cristina Costa, que deve ter seus motivos para ter voitado favorável ao projeto em questão. Quem somos nós, caros mortais, para ficarmos aqui apontado o dedo e julgando as pessoas aqui…Temos apenas que exigir transparência e prestação de contas daqueles 14 vereadores, o que fazem e como gastam o dinheiro público, pois nao podemos colocar tudo junto num balaio de gatos achando que esse ou aquele foi o correto ou nao, pois há vereadores e vereadoras comprometidos com a coisa pública. É bom esse pessoal se interar das questões antes de vir aqui difamar aqueles detentores do cargo eletivo.

  24. Roberto Tavares disse:

    Cristina Costa não é nenhuma santa, demagogia pura!! 4 anos perdidos para Petrolina.

  25. Paulo Sérgio de A. Pereira disse:

    Parabéns aos Srs. e Sras. vereadores de Petrolina, vou esperar a agilidade e rapidez no debate quando for ao plenário o aumento dos servidores municipais. Vamos esperar para ver a “agilidade” e posicionamento diante das propostas do Sindicato e do Executivo Municipal.
    Ah! Esperava outro posicionamento de vereadores como Cristina Costa, quanto a criação de novos cargos na Câmara Municipal.

  26. Cuca Fresca disse:

    Brittão, corrija este vernáculo rapaz. Seu patrão somos nós que lemos, comentamos e os que só lêem. Imagine como seria se ninguém abrisse o seu blog? Quem patrocinaria? Então amigo nós somos o seu patrão e o único que não lhe paga absolutamente nada. E tem mais, não adianta voce reclamar na Justiça do Trabalho, porque você não terá direito algum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *