Ética na política: leitor do Blog cobra mais clareza e coerência dos políticos locais

por Carlos Britto // 02 de abril de 2013 às 07:40

O funcionário público, Francisco Ribeiro, enviou um e-mail ao Blog. Ele critica, o que chama de desculpa esfarrapada a frase “oposição responsável”, e cobra uma postura digna e ética dos homens públicos de Petrolina.

Leiam o que ele escreveu:

Caro Carlos Britto ,

Tenho observado à distância o comportamento eleitoral de alguns “políticos de Petrolina”. Depois de ficar só observando achei que era a hora de opinar.

Desde do resultado do último pleito municipal concluído em outubro passado, muito tem se especulado sobre a oposição do governo municipal. Uns são oposição mesmo, que desde antes da campanha eleitoral já defendia os interesses daqueles que pretendiam representar caso obtivessem êxito na campanha. Outros começaram um pouco mais tarde, apenas durante o processo eleitoral, embora tenham surpreendidos muitos pela postura ética, correta e digna tomadas por esses, verdadeiramente uma postura esperada por alguém que exerça qualquer cargo público. E por afim, aqueles que começaram julho defendendo os projetos e ideias de um partido, e logo em seguida, em meados de outubro já defendiam ideias de partidos, que por sua vez tinham se enfrentados. Percebam que a ideologia desses durou pouco mais de três meses.

Não quero aqui criticar “A”, “B” ou “C”, mas acredito que a população mereça a verdade nua e crua, e não trocadilhos com terminologias bonitas, que servem apenas para confundir o pensamento da população. Ora, se o sujeito é oposição, que seja oposição. Não existe uma meia oposição, ou você é, ou não é. Qualquer oposição que seja é responsável, afinal o papel dela é promover o debate político saudável que é premissa da democracia livre e serve para debater ideias e projetos de interesses da coletividade, e não interesses de determinados grupos políticos.

Acredito, ser muito cômodo denomina-se oposição responsável, quando na verdade deveria ser chamada de oposição passageira, pois o que temos notado nos atos e declarações de determinados representantes políticos de Petrolina são belos discursos pregando a responsabilidade, a oposição saudável, quando na verdade temos atos de união por partes destes, inclusive muito antes do início da nova legislatura da casa Plínio Amorim. Creio que estamos diante de uma transição política em Petrolina, afinal já temos sinais claros e evidentes que estes representantes não fazem parte da legitima oposição responsável ao governo municipal.

Francisco Ribeiro, servidor público concursado e envergonhado de certos comportamentos.

Ética na política: leitor do Blog cobra mais clareza e coerência dos políticos locais

  1. Antonio José disse:

    Parabéns Francisco Ribeiro.
    Muito bem posto seu raciocínio lógico sobre o político- homem…
    Duas palavras oportunizam o ser humano, a ser na íntegra homem de carater, SIM ou NÃO. Ou se fraz opisição ou nõa se faz opisição. Mais ou menos é coisa de tramoia política ou arrumadinhos. Nós brasileiros, petrolinenses estamos vendo tudo isso… A sugeira debaixo de tapete, ficar escondido por conta de amizades institucionais, etc. Nós não queremos e não podemos mais ver. Tomem posturas sérias ou poderão ter seus nomes expostos, pq tenho, vontade de divulgá-los em bairros nos carros de sons.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários