Uma equipe formada por representantes da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup), em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), realizou uma inspeção conjunta para avaliar as condições ambientais de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade. Foram visitados três locais: Vila Marcela, Ouro Preto e Loteamento Recife.
Durante a visita, que contou com a colaboração da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), foram observadas diversas questões relacionadas ao tratamento de esgoto e a destinação de resíduos. A inspeção também serviu para identificar possíveis irregularidades e propor soluções para Companhia.
A Agência Estadual de Meio Ambiente irá elaborar um relatório detalhado com as recomendações que devem ser seguidas para regularizar o sistema de tratamento, bem como atender a necessidade de aumentar as medidas de segurança nas Estações de Tratamento visitadas. Com base nesse relatório, o MPPE irá determinar o que Compesa deve cumprir e quais são os prazos. A colaboração entre as diversas instituições tem como objetivo garantir que as áreas inspecionadas recebam a devida atenção, com laudos mais completos, garantindo um ambiente mais saudável para todos.