Estudantes protestam contra merenda e coordenação da Escola Dom Malan

por Carlos Britto // 28 de outubro de 2022 às 11:30

Foto: Registro do leitor

Estudantes da Escola Estadual Dom Malan, no Centro de Petrolina, fizeram um protesto ontem (27) para cobrar melhorias na merenda escolar e no direcionamento das decisões tomadas pela gestão. Os alunos se juntaram em protesto na frente da escola, com cartazes e pedindo providências dos órgãos responsáveis.

Segundo uma estudante, a merenda é de baixa qualidade e a direção se nega a debater este e outros assuntos, como a criação de um grêmio estudantil e a manutenção dos banheiros.

Procurada pelo Blog, a Secretaria de Educação e Esportes do Estado informou que tomou conhecimento do protesto e declarou que a merenda é feita de acordo com o número de estudantes presentes no dia a dia, e que é inspecionada com frequência pela equipe de nutricionistas da Gerência Regional de Educação (GRE)/Sertão Médio São Francisco. Até o momento nunca foi notificada por falta de higiene no ambiente da cozinha nem no preparo dos alimentos.

É importante ressaltar que toda alimentação escolar passa por um acompanhamento sistemático realizado através de visitas da equipe de nutrição em cada escola, e que as agentes de alimentação escolar recebem formações periódicas conforme padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão reforça que periodicamente realiza um questionário de satisfação com os estudantes para avaliar a qualidade da merenda, substituindo os alimentos que não são aceitos pelos alunos. Na tarde desta quinta-feira (27), uma equipe de nutricionistas será encaminhada à escola para aprofundar a insatisfação dos estudantes”, disse a nota.

Em relação ao banheiro, a SEE informou que a manutenção e reposição de itens como sabonete, papel higiênico, assentos de vaso sanitário, suporte para sabonete e papel higiênico e descargas são feitas constantemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.