Estudantes do CPM/Anexo I exploram potencial da caatinga em visita à Embrapa Semiárido

1
Foto: Giullian Rodrigues/Embrapa Semiárido

Despertar o interesse pela pesquisa científica em jovens é um desafio para muitas instituições no Brasil. No contexto do Semiárido, muito já foi descoberto sobre as espécies nativas da Caatinga, mas as potencialidades do bioma ainda são desconhecidas por grande parte da população. Com o objetivo de instigar a percepção de alunos sobre essa diversidade, a Embrapa Semiárido, em Petrolina, recebeu nesta terça-feira (4), Um grupo de quase 65 estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio da Polícia Militar (CPM)/Anexo I para uma visita guiada às instalações da Unidade.

Acompanhados pela equipe técnica da empresa, os alunos tiveram a oportunidade de compreender a importância da pesquisa científica e os potenciais da Caatinga que podem ser explorados na região. A visita faz parte do Programa ‘Embrapa & Escola’, que busca aproximar cientistas, estudantes e professores para estimular nos jovens o interesse pela ciência.

Na programação do dia, a turma assistiu a palestras sobre o bioma e os principais projetos em execução na empresa. As espécies de plantas nativas puderam ser vistas de perto no percurso de 300 metros de trilha em uma área de Caatinga preservada. Eles também visitaram a Ecoteca, espaço que reúne animais conservados – a exemplo do gato do mato, tatu-bola, coruja, sapos, cobras, lagartos e insetos –, frutos, sementes, madeiras e outros materiais oriundos da biodiversidade da região. Os estudantes conheceram, ainda, os campos experimentais, onde são realizadas as pesquisas da Embrapa Semiárido.

Programa

O ‘Embrapa & Escola’ é uma ação que integra a empresa e as instituições de ensino, com atividades que demonstram como a ciência está presente na vida de cada um e destaca a contribuição da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento nacional. O programa é direcionado a crianças e jovens matriculados no ensino fundamental e médio e fortalece os laços que unem os ambientes urbano e rural, orientando os participantes sobre a necessidade da preservação ambiental, a importância da sustentabilidade e de práticas que garantam uma melhor qualidade de vida.

As visitas de estudantes à Embrapa Semiárido são realizadas de terça a quinta-feira, no período da manhã. O agendamento deve ser feito com antecedência mínima de 15 dias pelo e-mail cpatsa.embrapa-escola@embrapa.br.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pela ação!

    É muito importante que o jovem tenha acesso ao nosso meio ambiente.

    Essa Despertar o interesse pela pesquisa científica em jovens é um desafio para muitas instituições no Brasil.

    É aí onde estão os nossos pilares como nação. Valorizar o jovem a produzir pesquisa e conteúdo científico é de suma importância para uma nação que precisa desesperadamente de mudanças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome