Estudantes de Petrolina reforçam manifestações no país contra novo ensino médio

por Antonio Carlos Miranda // 15 de março de 2023 às 19:00

Foto: WhatsApp/Blog do Carlos Britto

Entidades estudantis de Petrolina engrossaram as mobilizações pelo país, ocorridas nesta quarta-feira (15), cobrando a revogação do novo ensino médio, cuja lei de 2017 foi sancionada pelo então presidente Michel Temer, passando a valer obrigatoriamente desde o ano passado. O ato público em Petrolina aconteceu na Praça do Bambuzinho, Avenida Souza Filho, na tarde de hoje, e reuniu também alguns pais e professores.

Alysson Monteiro, da União dos Estudantes de Pernambuco, foi um dos organizadores do protesto na cidade. Segundo ele, o novo currículo não só aumenta a carga horária dos alunos e professores, como retira algumas disciplinas consideradas importantes – a exemplo de História, Sociologia e Filosofia.

Ele também informou que os professores serão obrigados a lidar com disciplinas como empreendedorismo e até (pasmem) como fazer brigadeiro. “São coisas absurdas”, desabafou. Alysson justificou ainda que nem todas as escolas têm suporte para implementar esse novo ensino médio. O que, na prática, segundo ele, “é uma forma de excluir os alunos”.

Estudantes de Petrolina reforçam manifestações no país contra novo ensino médio

  1. Leonardo disse:

    Eu sou a favor do novo ensino médio.
    É necessário que se tenha nas escolas, conteúdos que torne os alunos para o empreendedorismo. Ensinar o aluno a fazer um brigadeiro, é incentiva-lo a ser empreendedor. Só não aprovo a extensa carga horária.

  2. Baderneiros disse:

    Muito melhor e mais util, aprender a fazer brigadeiro do que aprender filosofia.
    Na verdade esses baderneiros ai devem ser aqueles que queriam mesmo era aula de como enrolar um baseado ou como dar o cusemdor.

  3. Igor Alexandre disse:

    Eu sinceramente acho é que o ensino médio deveria mudar mesmo. A avaliação do PISA, que avalia os alunos de todo o mundo o Brasil só fica lá pelas posições 60 e pouco, 70. É muito ruim, sendo que nosso país tem a nona maior economia. E dos países que tem PIB maior que o Brasil três têm a população maior, EUA, China e Índia, só a Índia tem uma classificação pior, mas também a população é quase cinco vezes maior que a do Brasil. O Brasil passa vergonha em diversos fatores educacionais. A única questão é que as escolas devem ser estruturadas pra que essa modificação possa ser bem feita. Aí já é outra história

  4. Francisco Militão lima disse:

    Estava lá perto, o que eles estavam fazendo, era política, sinceramente, deu foi nojo de ver aquela seboseira.

  5. Josival disse:

    Meu Deus! acorda Brasil, está mas que na hora de sair do sistema do ensino do a,e,i,o,u! Na vida não precisamos dessa fórmula não precisamos saber nada de história, sociologia, filosofia, na escola da vida não precisa dessas decorebas aqui fora o mundo é cruel, UMA VERDADEIRA SELVA! E quem não souber empreender,vender negociar, infelizmente ficará em um passado escuro,e a mercer de um modelo de ratos, onde vai está sempre nessa corrida de trabalhar duro e pagar contas, trabalhar 12hs para pagar as contas do banco que nos oferece um lindo cartão de crédito….quem aprende vender brigadeiro na rua, aprende o valor de quanto custa uma hora de sua vida, aprende a ir para uma empresa se preciso for e saber exatamente quanto vai lhes custa uma hora do seu tempo, quem aprende a negociar um Bom bom um dia vai descobrir que não vai ficar a espera de uma mísera aposentadoria limitada por um sistema cruel, isso é se um dia você conseguir se aposentar.
    Você escolhe! Ser o empregado por toda a sua existência, ou ser o empregador! Tudo é uma questão de visão.

  6. Roceci disse:

    O modelo educacional Brasileiro tem que sofrer inovações e se tornar mais atrativo e o novo ensino médio é o primeiro passo, pois tudo na vida evolui, principalmente com adventos tecnológicos, agora tem que haver algumas adequações e profissionais especializados, para que de fato o mesmo venha a funcionar.

  7. Silvio Rodrigues disse:

    Vamos tentar o novo, pois esse que está aí não dá retorno para a sociedade.

  8. Concordo com melhorias na educação
    Más esse novo ensino não é melhorias. Estão deixando de aprender muitas matérias importantes, que ajuda no desenvolvimento, que ajuda e agrega valor ao conhecimento. Não sou educadora, mas sei que conhecimento é a base p um futuro de melhorias.
    Ensinar brigadeiro, a cozinhar os pai ensina em casa. O dom de empreender é um dom que se aprimora com conhecimento.

  9. MICHELLI disse:

    Coerência em todos os comentários graças a Deus

  10. Wéreby disse:

    Já passou da hora de mudar, e retirar essas disciplinas que não acrescenta em nada na vida do aluno, a não ser doutrinar!

  11. Vânia disse:

    É cada baboseira que esse povo fala. Vcs nem sabem o que é Ensino Médio. Não era bom e agora piorou. Só quem faz parte da Educação sabe a Utopia que é esse Novo Ensino Médio.

  12. Alguém disse:

    Não vi nenhuma matéria retirada no novo ensino médio, mas apenas tornar opcional. Tem que mudar mesmo pra ver se melhora. Esses alunos aí são os idiotas úteis, não sabem o que querem da vida

  13. Silvio Renato disse:

    Verdade. Tem que ter mudanças. Chega de idéia mofadas defendidas por quem finge se importar com a educação.

  14. Silvio Renato disse:

    Há muito, vemos o desempenho vergonhoso e vexatório dos alunos no ensino médio, ou seja, esse modelo educacional é sem resultado. O método freiriano não funciona e é tanto, que nenhum outro país do mundo o adotou, apesar de ser citado (não sei como), Paulo Freire nem tinha formação como educador, basta ver como é enrolado e truncada suas frases.
    Esse novo ensino médio, funciona em vários países e, inclusive foi copiado, em parte, do modelo francês. Agora eu pergunto, o porque de funcionar em outros países e no Brasil não funcionará? Tenha calma que ainda é muito cedo para dizer se vai ou não ter sucesso. Deixe chegar os testes que avaliam o aprendizado dos alunos e só após, você poderá falar se funciona ou não.

  15. Vilas Boas disse:

    Lendo os comentários fica fácil perceber o problema educacional do Brasil. A maioria dos comentários sem nexo, sem nenhuma referência, minimamente lógica.Considerando que esses que comentam passaram em algum momento de suas vida pela Escola. Ainda assim, ccontinuam sem saber qual o papel da Educação. É provavél que nunca leram nada sobre, mas irresponsavelmente sai por aí reproduzindo senso comum sobre algo tão importante e complexo como é o sistema educacional, principalmente o público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários